Eles competiram pela Seleção Brasileira de Halterofilismo nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizado em Bogotá entre sexta (9) e domingo (11)
Os paratletas de halterofilismo da Prefeitura de Uberlândia e parceiros, que atuam pela equipe Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel)/ Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU)/Praia Clube, foram destaque nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizados neste fim de semana em Bogotá, na Colômbia. Entre sexta (9) e domingo (11), os representantes de Uberlândia trouxeram para a seleção brasileira o título na categoria time misto e quatro medalhas no individual (duas de ouro e duas de prata). Tudo isso com direito a recorde mundial de paratleta da cidade.
Nas provas individuais, Marco Tulio Cruz, categoria 54 kg, bateu o recorde mundial júnior ao levantar 149 kg e conquistou a medalha de ouro. Lara Lima, categoria 41 kg, também garantiu a medalha de ouro. Enquanto Gabriel Serafim, categoria 49 kg, e João Paulo Olinda, categoria 59 kg, obtiveram a 5ª colocação e conquistaram medalhas de prata na somatória de levantamentos.
Na categoria time misto, Lara Lima, Marco Túlio Cruz e Gabriel Serafim conquistaram o título. No geral dos jogos, o Brasil garantiu o título de campeão com um quarto da seleção formada por paratletas da Prefeitura de Uberlândia e parceiros, além do treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
“Isso demonstra, mais uma vez, a qualidade do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, no paradesporto, ao oferecer toda a estrutura adequada para que os paratletas treinem e participem de competições. Estão todos de parabéns pelas medalhas e pelo título”, comemorou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.
Conquistas recentes
Atualmente, Uberlândia está entre as principais potências do halterofilismo brasileiro. Somente no ano passado, 34 paratletas somaram 128 medalhas em importantes competições nacionais e internacionais, com destaque para as 40 medalhas (23 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze) no Regional Open das Américas de Halterofilismo, nos Estados Unidos, e as 11 medalhas (6 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze) na Copa do Mundo de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Os paratletas treinam no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob administração da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da autarquia.
Fonte: Secom- PMU