Esportes

Paratletas de associações parceiras da Futel conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica

Mateus Carvalho, da equipe CDDU/Futel/Praia Clube, conquistou a medalha de ouro e Cristiano Silva, da Aparu/Futel/Praia Clube, ficou com a prata

Os paratletas de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) estão entre os destaques do Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, que está sendo disputado na Arena Sabiazinho desde o último sábado (24). Nesta quarta-feira (28), Mateus Carvalho, do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU/Futel/Praia Clube), conquistou medalha de ouro na classe BC3 após derrotar Rubens Júnior, de São José dos Campos (SP), por 5 a 1. Já Cristiano Silva, da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu/Futel/Praia Clube) ficou com a prata na classe BC2, após ser derrotado por Maciel Santos, de Mogi das Cruzes (SP), pelo placar de 13 a 0.

“Esse foi meu tricampeonato brasileiro e a conquista se tornou ainda mais especial por ter acontecido em Uberlândia, com presença de tantos amigos e familiares. Fiquei muito feliz pelo desempenho alcançado em todos os jogos e orgulhoso de mais essa conquista”, destacou Mateus.

Cristiano Silva também comenta sobre o resultado obtido. “Neste ano, a competição está com um nível bastante elevado e, mesmo assim, fiz bons jogos e cheguei à final, disputada contra o primeiro colocado no ranking mundial na classe BC2, que não perde um campeonato brasileiro há 18 anos. Estou muito orgulhoso do meu desempenho e só tenho a agradecer à Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, por todo o apoio que dá ao paradesporto em nossa cidade”, ressaltou.

Próximos dias de competição

Promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica é aberto ao público e segue até sexta-feira (30), com a participação de 45 clubes de todo o país, totalizando quase 400 pessoas (149 paratletas, 153 staffs, 42 treinadores, 15 membros da coordenação, 22 árbitros e 2 classificadores).

Para receber a competição, a Arena Sabiazinho foi dividida em dez quadras e tem recebido partidas simultâneas, tanto no masculino quanto no feminino, a partir das 9h30. A partir desta quarta (28), outros três representantes da Aparu/Futel/Praia Clube – Luiz Humberto Naves Filho, Pedro Henrique e Gustavo David – entram em quadra para disputar seus jogos na competição. “Parabenizo Mateus e Cristiano pelo excelente desempenho e desejo boa sorte a Luiz Humberto, Pedro e Gustavo. Todos orgulham Uberlândia dentro e fora das quadras e são grandes exemplos de determinação”, completou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Fonte: secretaria municipal de governo e comunicação