Esportes

Inédita na cidade, Copa Davis acontece nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2019 na Arena Sabiazinho

Prefeito Odelmo Leão anuncia etapa do Campeonato Mundial de Tênis em Uberlândia

Pela primeira vez, Uberlândia será sede da fase qualificatória da Copa Davis, principal torneio de tênis entre nações. O anúncio foi feito hoje (6) pelo prefeito Odelmo Leão, na sala de reuniões do Centro Administrativo. A viabilização do torneio foi propiciada por meio de um contrato de parceria firmado entre a Prefeitura Municipal, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o Praia Clube.

Ao sediar esta etapa da competição, Uberlândia desbanca outras quatro grandes capitais interessadas em receber a disputa, incluindo Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro. Com transmissões para todo o mundo, os jogos acontecem nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2019, na Arena Sabiazinho, com confrontos individuais e em duplas entre as seleções de Brasil e Bélgica.

“Desde que soubemos da intenção de trazer esta etapa para nossa cidade, nos colocamos à disposição para fazer esse evento acontecer. São 11 horas de transmissão televisiva para 150 países do mundo. É um momento ímpar para que possamos evidenciar os potenciais e a estrutura de Uberlândia para o mundo. Logicamente, também se trata de uma ocasião para inspirar e incentivar outras pessoas a praticarem esporte, com mais saúde e qualidade de vida. O povo de Uberlândia merece, e esperamos fazer uma grande festa do esporte na cidade no ano que vem”, disse.

Viés social

Além de agir como facilitador para permitir que o evento mundial ocorresse em Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão ressaltou os esforços da Administração Municipal junto à CTB para trabalhar também o caráter social da ocasião. “Nós estamos estudando um cronograma para levar as crianças dos nossos bairros para acompanharem os treinamentos dos atletas que participarão. Esse é um lado social que vamos promover para difundir o esporte para todos. Um primeiro passo que poderá se tornar um programa na área”, explicou.

Impactos no cenário local

Para o presidente da CBT, Rafael Westrupp, a assinatura do contrato representa um desejo concretizado. Isso uma vez que, segundo ele, o que tornou Uberlândia a preferência para sediar um confronto da Copa foi o fato de se encontrar na cidade tanto infraestrutura de alto nível quanto lideranças profissionais e engajadas, no poder público e na esfera privada, para a realização do evento.

“Certamente, a Copa Davis será um marco na cidade. A Arena Sabiazinho atende muito bem as necessidades para operacionalizarmos o maior evento de tênis do Brasil, com transmissão para o mundo inteiro. Agradecemos o esforço do prefeito Odelmo Leão em nos receber desde o primeiro momento. Temos a expectativa de trazer ao menos três mil turistas, algo que gera movimentação na cadeia hoteleira, gastronômica, shoppings, comércio e serviços em geral”, afirmou.

O presidente do Praia Clube, Aldorando Dias de Sousa, destacou a prioridade dada pela CBT à Uberlândia diante de tantas capitais concorrentes. “Eles foram firmes e não vamos medir esforços para fornecer toda a estrutura possível em prol do evento. O nosso clube, por exemplo, estará completamente para treinos dos atletas e tudo mais que precisarem”.

Informações sobre cronograma de treinamentos, ingressos para o público e outros detalhes serão revelados pela CBT até o dia 15 de novembro.

Legado esportivo

A Arena Sabiazinho foi inaugurada pelo prefeito Odelmo Leão em 2007, ainda durante o seu primeiro mandato na cidade. De lá prá cá, foi cenário de grandes eventos esportivos nacionais e até mundiais. O local já foi palco, por exemplo, da Copa das Nações de Futsal, da Liga Mundial de Vôlei, da seletiva de judô para as Olimpíadas de Pequim, de uma edição do Ultimate Fighting Championship (UFC) e, mais recentemente, da final da Superliga Feminina de Vôlei, conquistada pelo Praia Clube em 2018.

“Uberlândia já tem um histórico muito positivo com a CBT e com a Federação Mineira de Tênis, tendo comprovado sua capacidade com o maior evento infanto-juvenil de tênis do Brasil, realizado há três anos no Praia Clube, com mais de 1,5 mil atletas. Dessa vez, não será diferente”, lembrou o presidente da Federação Mineira de Tênis, François Rahme.

Diretor de esportes do Praia Clube, Luiz Eugênio Ribeiro também enalteceu a parceria junto ao poder público e a iniciativa privada. “Temos uma relação muito boa com todos e estamos muito satisfeitos com essa vontade da CBT, da federação mineira e da prefeitura, na presença do prefeito Odelmo Leão, para viabilizar esse evento inédito na cidade. Certamente, jamais conseguiríamos sem esse apoio”, destacou.

Passaporte para a final

Maior competição por nações no tênis, a Copa Davis é realizada pela Federação Internacional de Tênis (ITF). O saibro foi o tipo de quadra escolhido para o confronto entre Brasil e Bélgica. Entre os atletas esperados em Uberlândia, estão nomes como Bruno Soares, campeão dos abertos internacionais dos Estados Unidos e da Austrália nas duplas, e o belga David Goffin, atualmente entre os 30 melhores tenistas do mundo. A etapa qualificatória garante vaga à fase final da divisão de elite, a ser realizada em novembro de 2019, em Madri, na Espanha, com 18 países participantes.

FONTE: Secom PMU