Esportes

Equipe da Prefeitura e parceiros conquista 14 medalhas no Troféu Brasil de Atletismo

Essa foi a primeira vez que equipe uberlandense participou da principal competição do atletismo nacional; Marco Túlio, que disputou provas no adulto, conseguiu resultado que o tornou o 1º do país na categoria sub-20 dos 800 e 1.500 metros rasos

A equipe formada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), junto aos parceiros Praia Clube e Exército encerrou neste domingo (9) mais uma competição vitoriosa. Com 14 medalhas conquistadas, os atletas ficaram em segundo lugar no Troféu Brasil de Atletismo, principal competição do país na modalidade. Tudo isso, com direito a importante resultado em ranking nacional.

Das 14 medalhas, cinco são de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Desse total, oito foram obtidas no masculino (três de ouro, uma de prata e quatro de bronze) e seis no feminino (duas de ouro, três de prata e uma de bronze). Uberlândia foi representada por 40 atletas (23 no masculino e 17 no feminino), em provas de corrida, salto, arremesso, lançamento, marcha atlética, decatlo e heptatlo, que aconteceram entre quinta-feira (6) e domingo (9) em Cuiabá (MT).

“Em sua primeira participação no Troféu Brasil, a equipe uberlandense já mostrou que está entre as principais do país, ao ficar na segunda melhor colocação entre representantes de todo o país- foram 58 equipes masculinas e 54 femininas participantes. O resultado é excelente e demonstra a força dessa parceria”, destacou o coordenador de atletismo da Futel, o profissional de educação física Robson Medeiros.

1º lugar do país no sub-20 de 800 e 1.500 metros rasos

Outro bom resultado para Uberlândia veio com o atleta de 19 anos Marco Túlio Silva, revelado pelas escolinhas da Futel. O resultado obtido por ele na competição pelos 800 e 1.500 metros rasos na categoria adulto superou todas as marcas nacionais de sua categoria original, a sub-20. Mesmo sem medalha, o tempo conquistado em Cuiabá fez com que o jovem atleta alcançasse o 1º lugar do país no ranking sub-20 dos 800 e 1.500 metros rasos.

“Fiquei muito feliz com meu desempenho, pois é bastante desafiador competir na categoria adulto tendo apenas 19 anos. Ainda assim, alcancei um bom resultado e pude aprender bastante com a experiência”, destacou Marco Túlio.

Equipe

A parceria entre Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, Praia Clube e Exército foi oficializada em maio, quando a equipe de alto rendimento, formada por 53 atletas e 12 treinadores de todo o país, foi apresentada. O projeto contempla as categorias sub-16, sub-18, sub-20, sub-23 e adulto, tanto no masculino quanto no feminino, e visa a participação em importantes competições estaduais, nacionais e internacionais, inclusive os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Fonte: Secom- PMU