Esporte que mais cresceu durante a pandemia da Covid-19, o beach tennis tem se consolidado cada vez mais no dia a dia da da população brasileira. Com o aumento incalculável em seu número de praticantes nos últimos anos, a modalidade vem se profissionalizando a cada ano ao redor do mundo e hoje por exemplo já atende a todos os pré-requisitos do Comitê Olímpico Internacional (COI) para que se torne um esporte olímpico.
Por se tratar de um esporte democrático, de fácil acesso e promover certo distanciamento entre os praticantes, o beach tennis ganhou o coração dos brasileiros principalmente durante a pandemia. Hoje consolidado na prática amadora, a modalidade encontrou no Brasil uma referência também para os profissionais.
O Brasil é atualmente o país que recebe o maior número de etapas do circuito mundial de beach tennis. Com competições espalhadas por todo o país ao longo da temporada, o Brasil se tornou inclusive residência fixa de atletas estrangeiros que optaram por se mudar ao país para facilitar a rotina de treinamentos e viagens para as competições.
Número 1 do Brasil e 3 do mundo, o catarinense André Baran enxerga com bons olhos a profissionalização da modalidade e a afirmação do Brasil como grande centro do beach tennis. Segundo Baran, o país e a população brasileira têm feito com que o esporte seja cada vez mais reconhecido e incentivado.
“Eu comecei no beach tennis um pouco antes da pandemia e é impressionante o crescimento que a nossa modalidade teve desde então. Hoje vemos muitas pessoas descobrindo nosso esporte, praticando entre amigos e familiares nas praias e arenas espalhadas por praticamente todas as cidades do país. Nos enche de orgulho acompanhar esse crescimento e ver o que o esporte pode fazer na vida das pessoas”, disse o atleta o atleta do Praia Clube, parceiro das marcas Havan, Grupo Urca, Oakley, Kona, DaColônia, Café Cajubá, Alto Giro, Acto, Grupo Boali, Banco BRB e Sun Rise Homes.
“Até pelo clima e pela boa estrutura que as nossas praias oferecem o Brasil acabou se consolidando como o país do beach tennis. É muito legal ver atletas de outras nacionalidades optando por se estabelecer por aqui para treinar e disputar os nossos torneios. Espero que o beach tennis siga crescendo cada vez mais, recebendo cada vez mais incentivo e sendo tratado com carinho pelas autoridades”, finalizou.
Crédito da imagem: Mauricio Nunes