Entretenimento

Oficina de iluminação cênica acontece hoje (13) no Teatro Municipal

Atividade com renomado diretor integra programação do 26º Festival de Dança do Triângulo

Acontece hoje (13), em duas sessões, no Teatro Municipal de Uberlândia, uma oficina inédita de iluminação cênica, com o renomado diretor paulistano Cláudio Gutierres. A oficina acontece das 8h às 12h edas 13h às 17h. Entre as abordagens a serem difundidas, destacam-se estilo, espaço, mecânica ótica, semiótica, roteiros, documentação, operação, mapas e cronogramas. Apesar de gratuitas, as vagas são limitadas.

Sob realização da Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa integra a programação do 26º Festival de Dança do Triângulo – “Encontros: Razão, Emoção e Cena”, que acontece entre os dias 16 e 21 de outubro. O objetivo, segundo a coordenadora do festival, Ananda da Costa Viana, é estimular ainda mais a expressão artística nos momentos que antecedem a realização.

“Convidamos o Cláudio Gutierres para mostrar um pouco do seu trabalho e transmitir um pouco do seu conhecimento. É uma ótima oportunidade, com um profissional do Teatro Alfa de São Paulo, prestigiado em vários espetáculos, e que não se restringe à dança, como também shows, peças teatrais e outros eventos”, disse.

Sobre o artista

Formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, Cláudio Gutierres é diretor técnico e formador na área de iluminação cênica e técnica de palco. Em sua carreira, integrou a companhia Teatro da Vertigem, onde participou de alguns dos maiores festivais de teatro do Brasil e do mundo. Desde 2007, faz parte do Instituto Alfa de Cultura – Teatro Alfa, ampliando ainda mais seu reconhecimento no teatro, circo, música e dança no cenário internacional. Em 2016, recebeu o prêmio APCA de melhor trabalho técnico na dança.

Programação especial

Além da oficina de iluminação cênica, outras atividades também integram o cronograma preparado pelo Festival de Dança nesta semana. Desde ontem (10), a Oficina Cultural é palco de oficinas de balé infantil, com Cristiane Cabral, dança de salão, com Rafael Mendonça, e dança de rua, com Marcos Camelo. As aulas se estendem até dezembro deste ano, duas vezes por semana.

Neste domingo (15), das 8h às 12h e das 13h às 17h, a Oficina Cultural ainda recebe uma oficina de danças urbanas gratuita com o coreógrafo e dançarino Filipi Ursão.  As inscrições para esta atividade podem ser feitas pessoalmente até esta quarta-feira (12), das 10h30 às 17h, na praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho, ou pelo e-mail festivaldedancadotriangulo@gmail.com. Para outras informações, basta entrar em contato pelo (34) 3235-9182.

Secom PMU