Direitos: Pessoas com Deficiências e outros

Semana da Pessoa com Deficiência é iniciada em Uberlândia

De hoje (17) até sexta-feira (21), estão previstas palestras, apresentações culturais e jogos

Foi aberta na tarde desta segunda-feira (17) a 21ª edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento realizado no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, contou com a participação de representantes da Prefeitura de Uberlândia, do Conselho Municipal a Pessoa com Deficiência de Uberlândia (Compod), da Câmara Municipal e dos ministérios públicos Federal, o Estadual e do Trabalho. Instituições que trabalham com o tema e comunidade também estiveram presentes, bem como o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto, foi homenageado na ocasião.

Representando o prefeito Odelmo Leão, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, compareceu ao auditório para prestigiar o início das atividades comemorativas. Durante o discurso, ressaltou a importância da semana e que, mesmo sendo referência, Uberlândia trabalha para melhorar cada vez mais.

“Qualquer situação e mobilização que seja para melhorar a nossa cidade, merece aplausos e atenção. Em nome do nosso prefeito, venho enaltecer a realização da semana comemorativa e chamo a atenção para o tema. O trabalho que a Compod realiza é sério e muito importante. E que desse evento saia diversas propostas para melhorarmos ainda mais a cidade no que diz respeito a acessibilidade”, declarou.

Atividades da semana

Palestras, momentos culturais e jogos de interação integram a semana, sempre com a perspectiva de mobilizar a sociedade e promover atividades de inclusão cidadã. Durante a abertura, o grupo de artes marciais Zeiza Dojo Karate realizou uma apresentação em que jovens com mobilidade reduzida puderam mostrar seus conhecimentos no esporte.

Segundo o diretor de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Idari Alves da Cunha, o momento é de reflexão.  “É um evento que acontece por todo o Brasil e é o ápice para possamos pensar sobre as conquistas dos direitos da pessoa com deficiência, sobre a implementação desses direitos na vida cotidiana das pessoas, além de ser um momento para prestarmos mais atenção na nossa luta pela dignidade humana”, afirmou.

A Prefeitura de Uberlândia é parceira do Compod na realização das ações deste ano. “Uberlândia tem conseguido muitas coisas nesse assunto. O que coloca a nossa cidade à frente das demais é um conselho atuante, uma administração pública preocupada, e uma justiça vigilante em todos os aspectos gerais”, ressalta Gilmar Borges Rabelo, presidente do conselho.

Cronograma

A semana faz menção ao 21 de setembro, quando é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Já no dia 27 deste mês, acontece uma atividade especial: as finais dos jogos de integração, na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Fique ligado na programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Uberlândia:

Data

Ação

Hora

Local

17/09

Abertura da Semana

13h30

Centro Administrativo

(auditório Cícero Diniz)

17/09

Palestra “As deficiências visíveis”, com Emerson Odilon Sandim, mestre e doutor em psicanálise, presidente do Conselho Nacional de Acessibilidade

15h

Centro Administrativo

(auditório Cícero Diniz)

17/09

Palestra “Tecnologias Assistivas”, com Késia Pontes de Almeida, mestre em História que atua no Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae)

16h

Centro Administrativo

(auditório Cícero Diniz)

18/09

Dia de Inclsuão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho

14h

Centro Administrativo

(auditório Cícero Diniz)

18/09

Momento Cultural – apresentação do grupo Dança Circular

16h30

Centro Administrativo

(Bloco 2 – piso 1)

19/09

Momento Cultural – apresntação coral Anjos do Céu

16h30

Centro Administrativo

(Bloco 2 – piso 1)

19/09

Apresentação da banda AB’SURDOS

18h

Terminal Central

(Pratic Shopping)

19 a 21/09

Feira Artesanal

Entrada lateral do Pratic Shopping

20/09

Momento Cultural – apresentação de dança Projeto Dançando com a Vida

16h30

Centro Administrativo

(Bloco 2 – piso 1)

21/09

Momento Cultural – apresentação Conservatório Banda Música Cidadã

16h30

Centro Administrativo

(Bloco 2 – piso 1)

27/09

Finais dos Jogos de Integração

13h

Escola Superior de Educação Física

SECOM PMU