Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Sedese inclui recurso para deficientes visuais em redes sociais

Posted on 4 de junho de 2020

Iniciativa sinalizada com a hashtag #PraCegoVer será utilizada em publicações que contenham imagens

A partir desta quinta-feira (4/6), as publicações em perfis de redes sociais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) ganharão um novo recurso. A hashtag “#PraCegoVer” será utilizada nos posts, com objetivo de promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual que utilizam as plataformas digitais.

A iniciativa possibilita que pessoas que utilizem audiodescrição – funcionalidade que transforma textos em áudios – possam entender contexto e ambientação da imagem presente no post. Com a descrição da imagem, o smartphone ou computador transformará o conteúdo em mídia sonora, possibilitando a compreensão e ambientação das cenas presentes no post. A #PraCegoVer já é utilizada por diversos órgãos e marcas brasileiras.

Segundo a secretária Elizabeth Jucá, a iniciativa reforça o papel da Sedese na atuação inclusiva. “As redes sociais são ferramentas de comunicação essenciais nos dias de hoje. Nós as usamos diariamente para dialogar com a população. Não podemos esquecer que os deficientes visuais são usuários ativos dessas plataformas. Esse é um recurso fácil de fazer e de grande ajuda para quem precisa”, afirma.

Criada em 2012 pela professora baiana Patrícia Braille, a ideia de usar a tag surgiu diante da necessidade dela de se comunicar com seus alunos com cegueira total e parcial por meio das redes sociais. Diante da impossibilidade dos estudantes compreenderem as imagens, passou a descrever o conteúdo nas publicações, e incentivou marcas, órgãos governamentais e usuários a adotarem a hashtag.

O recurso será utilizado nos perfis oficiais da Sedese no Facebook e no Instagram.

Fonte: SEGOV – Governo de Minas

Últimos Posts

  • Dois homens são presos por tráfico de drogas após denúncia anônima no bairro Jardim Canaã, em Uberlândia
  • Quatro estudantes são atropelados nas proximidades de escola no bairro Custódio Pereira, em Uberlândia
  • Selo Excelência Cidadã 2026 reforça compromisso social do Instituto Unimed Uberlândia
  • Uberlândia Shopping recicla 17 toneladas de materiais gerados em sua operação, representando queda de 30,83% do volume descartado em aterro sanitário
  • “Troca ou Não Troca” uma peça pra morrer de rir chega a Uberlândia

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme