Direitos: Pessoas com Deficiências e outros

Prefeitura celebra Dia de Luta da Pessoa com Deficiência e Dia do Atleta Paralímpico nesta quarta-feira (20)

Evento em comemoração às duas datas, que reforça as políticas públicas de inclusão e de apoio ao esporte paralímpico na cidade, terá a participação de representantes de cinco entidades

Em mais uma ação que reforça as políticas públicas de inclusão e de apoio ao esporte paralímpico na cidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), promove, nesta quarta-feira (20), evento em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro). A celebração acontecerá no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), a partir das 13h, com a participação de cinco entidades: o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi), a Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim) e a Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul).

“Nosso objetivo com a realização desse evento é fazer uma merecida homenagem a todos os paratletas de associações parceiras da Futel e comemorar essas duas datas tão importantes. Para isso, preparamos uma programação especial, com atividades que, certamente, agradarão a todos os presentes”, disse a diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa.

A programação inclui sorteios de brindes doados por diversos parceiros, orientações de fisioterapia e nutrição, alongamento de cílios, maquiagem, cortes de cabelo e apresentações musicais, com a Banda da Polícia Militar, DJ Hugo Bagunceiro e Graziella Oliveira.

Trabalho contínuo

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, proporciona todas as condições adequadas para que 297 paratletas da iniciação esportiva e do alto rendimento treinem e disputem competições nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton. Para isso, oferece a estrutura do Sesi Gravatás e do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), fornece atendimento fisioterapêutico e disponibiliza treinadores para acompanhá-los em treinos e competições. Além de todo esse apoio, a Futel faz repasses a cinco entidades: CDDU, Aparu, Adeviudi, Adevitrim e Asul, totalizando R$ 211,2 mil somente no ano passado.

Não por acaso, hoje, Uberlândia é referência no paradesporto, com importantes conquistas nacionais e internacionais. Nos últimos meses, por exemplo, a equipe Futel/CDDU/Praia Clube conquistou 5 medalhas no Campeonato Mundial de Halterofilismo (em Dubai, nos Emirados Árabes) e uma medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica (em Fortaleza-CE), enquanto a equipe Futel/Aparu/Praia Clube obteve uma medalha de bronze no Global Games (em Paris, na França) e uma medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica (em Fortaleza-CE).

No último fim de semana, em Brasília-DF, a Futel/Aparu/Praia Clube conquistou 29 medalhas, sendo 25 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze, no Meeting de Atletismo e a Futel/CDDU/Praia Clube ganhou 15 medalhas, das quais 5 foram de ouro, 6 de prata e 4 de bronze, no Meeting de Halterofilismo e obteve 3 medalhas, totalizando 2 de ouro e 1 de prata, no Meeting de Atletismo.

Fonte: Secom-PMU