Na tarde desta segunda-feira (27/06), foi lançado o novo RG para todos os estados e Distrito Federal, um modelo único de carteira de identidade que será emitida de forma gratuita.
O número usado para o registro nacional será o do CPF e o documento terá duas versões: física e digital. A versão digital poderá ser obtida pelo aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física. Entre os detalhes do novo documento está um QR Code que pode ser lido de forma simples e rápida, facilitando a identificação e a autenticidade, garantindo mais praticidade e segurança aos brasileiros, já que, dessa forma, fica mais fácil saber se o documento foi furtado ou extraviado. Com essas novidades, a Identidade será o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Outro detalhe importante é que a CIN permite, ainda, a fácil identificação de pessoas com necessidades especiais.
A troca será feita de forma gradual. A partir de agosto deste ano, a CIN será emitida em um único modelo, independentemente de qual estado seja produzida. Neste primeiro momento, os brasileiros que já possuem CPF e moram no: Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, poderão solicitar a CIN ao Instituto de Identificação de seu estado. Os demais estados estarão aptos a emitir o novo modelo até março de 2023. Não é necessário que o cidadão se apresse para trocar o documento. A carteira de identidade que já temos continuará sendo aceita até 2032.
O Brasil possui acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.
Agência Brasil