Primeiro precisamos entender que a gordura localizada e estocada em áreas do nosso corpo como deposito de energia. Ou seja tudo que comemos além do necessário e guardado nessas áreas.
• E quando e que usamos essas reservas?
Apenas quando tudo acaba. A primeira atitude do nosso corpo é retirar energia da glicose corrente no sangue. Quando essa fonte diminui, o corpo lança mão da glicose estocada no fígado sob a forma de glicogênio. Em seguida, começamos a utilizar energia proveniente da quebra das proteínas dos nossos músculos. Por fim, as reservas de gordura são utilizadas para gerar essa força. Por isso e difícil de perdê-las.
E para não acumular tanta gordura localizada precisamos de um boa alimentação, comer devagar para o organismo entender que você está satisfeita sem ter que comer muito, por isso e sempre importante ter um acompanhamento médico e nutricional para que você tire todas suas dúvidas de como comer certo e de que o seu organismo precisa realmente.
Nada de pegar dietas emprestadas com amigos ou essas dietas de internet, cada organismo tem um metabolismo e cada ser humano tem uma forma de reagir a vários tratamentos. Nosso corpo e uma maquina e ele guarda informações que nem imaginamos, dietas mal elaboradas podem ate te dar um resultado rápido e desejado, porém após um tempo seu corpo pode reagir de maneira contraria e você engordar muito mais.
E para ajudar nessas gordurinhas localizadas existe vários tratamentos na área da estética que podem te ajudar muito a ter um resultado mais rápido e com saúde.
No caso do tratamento com a Endermologia por exemplo; que trata-se de uma técnica de tratamento que engloba equipamentos específicos, baseados na aspiração (sucção), acrescido de uma mobilização tecidual efetuada por rolos motorizados, localizados nos cabeçotes.
O método produz uma mobilização profunda da pele e da hipoderme (tela subcutânea), permitindo um incremento na circulação superficial. Uma outra função é melhorar a maleabilidade do tecido, com ação inclusive nas etapas mais avançadas da celulite, suavizando o aspecto de casca de laranja e também utilizado nas gorduras localizadas do abdômen, flancos, coxas e culotes.
É utilizada também para quebra das fibroses pós-cirúrgicas e cicatrizes.
EFEITOS FISIOLÓGICOS:
® Hipervascularização: ativa a microcirculação sangüínea e linfática,
favorecendo a nutrição celular, ativando o metabolismo.
® Depressodrenagem: através de manobras com cabeçote específico (de divisão no meio) sempre no sentido proximal-distal auxilia a eliminação de toxinas e ativa o sistema linfático, ideal para celulites hídrica e edematosa com retenção hídrica.
® Desfibrosagem: massageamento realizado com cabeçote especial (em forma de rolete) produz um amaciamento dos tecidos conjuntivos fibrosados melhorando o aspecto da casca de laranja, ideal para casos de celulite antiga e endurecida. As manobras são realizadas em movimentos circulares, sobre o tecido fibrosado.
Como todo tratamento temos suas contra indicações:
– Tumores cutâneos, reumatismos inflamatórios com febre, dermatoses, fragilidade capilar excessiva.
– Evitar o uso em pacientes cardíacos ou portadores de marca passo.
– Evitar a aplicação durante a gravidez, principalmente em região lombar e abdominal.
– Não aplicar sobre os olhos e sobre os ouvidos.
– Hipertensão arterial não controlada (porque ao drenar o sistema linfático ele desemboca na corrente sanguínea podendo aumentá-la).
– Tratamentos com anticoagulantes.
– Flebites e Tromboses.
– Afecções da pele (erupções, infecções, inflamações, feridas); evitando a área tingida.
– Cuidado com pacientes diabéticos, porque o baixo nível de insulina pode acarretar hematomas.
– Cuidado com as regiões umbilical e inguinal; utilizar pressões baixas.
– Pseudodistrofia: afecções localizadas aparecem depois de uma infecção (normalmente infecções por cortisona). Alguns meses depois, pela infecção podem aparecer rachaduras na pele e o paciente pode achar que for acarretado pelo uso do equipamento.
Esse é um entre tantos tratamentos indicados para gordura localizada e celulite, para saber melhor sobre qual tratamento e mais indicado, e ideal que faça uma avaliação com seu esteticista de confiança.
Por Fernanda fontes esteticista