Artigos

Vacinação contra sarampo e a poliomielite continua em Uberlândia

Campanha segue até dia 31 de agosto. Basta procurar qualquer uma das mais de 70 salas de vacinação para imunizar os pequenos

Voltada para crianças (de um a menores de cinco anos), a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite continua em Uberlândia até o dia 31 de agosto. Desde que a ação intensiva começou, mais de 15 mil crianças foram imunizadas. Para participar, basta que os pais ou responsáveis levem os pequenos a qualquer uma das mais de 70 salas de vacinação do município.

Após a mobilização do Dia D, no sábado (18), a cobertura vacinal subiu para 43%. A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira, destacou que apesar dos índices positivos, muitas crianças ainda não receberam a dose extra de reforço contra estas doenças e faz um alerta. “Neste fim de semana, vacinamos mais de sete mil crianças. É um número expressivo, mas temos que focar agora nos meninos e meninas que precisam da dose e ainda não estão protegidos. Temos horário estendido nas UAIs e postos de vacinação em toda a cidade por mais duas semanas. Então pais, não deixem de imunizar seus filhos”, reforçou.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com mais de 70 salas de vacina para atender a população. Nas Unidades Básicas da Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), o atendimento é das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Tibery, Pampulha, Roosevelt, Planalto e Martins, o horário é ampliado: das 8h às 20h.

Crianças longe da pólio e do sarampo

Considerada uma doença grave, a polio começa de forma repentina e pode deixar sequelas por toda a vida, causando a paralisia. No caso do sarampo, trata-se de uma doença contagiosa que pode ser transmitida pelo contato com secreções. A melhor forma de essas doenças é a vacinação, já que não existe um tratamento específico.

Proteja seu filho!

 

*O quê? Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite.

*Quando? até 31 de agosto

 

*Onde?  70 salas de vacina do município – 7h30 às 16h30 (UBS e UBSF) e 8h às 20h (Uai)

 

*Quem pode vacinar? Crianças de 1 a menores de 5 anos, mesmo se o cartão de vacina estiver atualizado

SECOM PMU