Artigos

Unidades de Saúde iniciam atividades alusivas à campanha Outubro Rosa

Com foco na prevenção do câncer de mama e colo de útero, ações movimentaram a UBSF Canaã hoje (5)

Desde que se mudaram para o bairro Canaã, há pouco mais de um ano, a dona de casa Flávia Araújo de Resende, o marido e seus três filhos convivem com uma nova realidade. Um dos diferenciais dessa mudança foi a proximidade da família com a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). Hoje (5), essa relação estreitou ainda mais, com a abertura das atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão à campanha Outubro Rosa.

Durante toda a manhã, moradores que passaram pela unidade puderam participar de diversas ações, oferecidas gratuitamente por meio de uma equipe formada por médicos, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, dentista, enfermeiros e outros profissionais. Entre as ações, destaque para palestras com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, saúde bucal, rodas de conversas, café da manhã saudável, atividades com zumba e dança circular, agendamento de mamografia e mutirão de coleta de citologia.

Para a dona de Casa Flávia Araújo, a ação enriqueceu ainda mais a rotina na unidade. “Desde que mudei para esta região, o atendimento tem sido muito bom e sem demora quando preciso de alguma consulta. Soube dessa ação ontem e vim participar. Acho que é muito importante. Muitas vezes, esquecemos de cuidar de nós mesmos e, fazendo isso, estimula as pessoas a se cuidarem e se conhecerem ainda mais”, disse.

Moradora do bairro, Cleides Maria Moraes de Paula também não perdeu a oportunidade de marcar uma consulta para receber orientações sobre o câncer de mama. “Venho toda semana e achei essa iniciativa ótima. É a saúde em primeiro lugar e a proximidade com a equipe ajuda a preservar essa qualidade de vida”, destacou.

Saúde da mulher em evidência

Assim como a UBSF Canaã II, III e IV, todas as UBSFs e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e dos distritos permanecerão durante todo este mês com atividades alusivas à campanha Outubro Rosa. “É um momento de conscientização para alertar sobre o câncer de mama e de colo de útero, com foco na prevenção e promoção da saúde da mulher. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura. Por isso, convidamos a população a procurar a unidade mais próxima e participar”, afirmou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly Oliveira.

Cuidado preventivo

Mais comum entre mulheres acima de 40 anos, o câncer de mama é a doença que mais mata entre o gênero feminino no mundo. Intensificado em Uberlândia ao longo deste mês, o cuidado preventivo acontece permanentemente na rede, o que permitiu o aumento de 32% registrado pelo Município nos exames de mamografia entre os anos de 2016 e 2017. Apenas de janeiro a outubro deste ano, foram mais de 28 mil procedimentos realizados.

“A principal importância dessas ações é trazer a população para dentro da unidade. Um evento como esse faz a comunidade se sentir ainda mais acolhida e cuidada. Precisamos conscientizar que o estilo de vida saudável, aliado aos exames preventivos, é fundamental para manter essa qualidade de vida. É preciso prestar mais atenção a si mesmo, ir até a unidade, tudo isso contribui”, ressaltou o médico da família, Welton Rodrigues Ferreira.

Fonte: Secom PMU