Artigos

Programa Saúde Bucal ensina importância da escovação desde a infância

Orientação e prevenção nas escolas da rede pública fazem parte das ações que acontecem durante todo o ano

Celebrado nesta quinta-feira (25), o Dia Nacional da Saúde Bucal foi criado para conscientizar a população sobre a importância da higiene da boca na prevenção das doenças. Os cuidados quando iniciados ainda na infância são essenciais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis para toda a vida. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia realiza ações permanentes por meio do Programa de Saúde Bucal.

As ações contemplam orientação e prevenção nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, incluindo também as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), que se tornam palco de palestras e ações sócio-educativas.

Além disso, o programa também abrange atendimentos espontâneos para tratamento odontológico e de urgência para alívio da dor nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) que dispõem do serviço.

Primeiros cuidados

As palestras de promoção e prevenção da saúde bucal envolvem atividades educativas, com orientação em grupo e atenção básica. A avaliação para tratamento é desenvolvida com a finalidade epidemiológica, incluindo aplicação de flúor e ação coletiva de escovação supervisionada. Em 2017, foram mais de 200 mil escovações dentais supervisionadas nas escolas e unidades de saúde. Neste ano, no primeiro semestre foram cerca de 100 mil.

Para a coordenadora do programa de Saúde Bucal, Hebe Rosely Couto Teixeira, trata-se de um envolvimento conjunto, que se potencializa ainda mais com a participação das famílias. “Todas as escolas da rede pública de ensino são envolvidas. As ações acontecem durante todo o ano. Com os trabalhos educativos nos Emeis, reunimos várias crianças de 0 a 5 anos. Além disso, fazemos a capacitação do professor, participamos de reuniões dos pais e estimulamos a prevenção junto à comunidade. Muitas vezes, as pessoas sequer sabem como funciona a cárie, a melhor forma de escovar os dentes e os cuidados na alimentação, por exemplo”, afirma.

Fonte: Secom PMU