Skip to content
ALÔ UBERLÂNDIA
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Primeira cirurgia de ablação por radiofrequência de tumor renal do Triângulo Mineiro e região é realizada em Uberlândia

Posted on 2 de janeiro de 2020

Mantendo a trajetória de pioneirismo, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar é o primeiro hospital da cidade a realizar o procedimento

Aconteceu no dia 20 de dezembro de 2019, a primeira cirurgia por ablação renal em Uberlândia. A ablação é uma técnica minimamente invasiva, que consiste na punção do tumor com uma agulha guiada por tomografia. Essa agulha é ligada ao gerador, que produz calor e aquece a lesão destruindo as células tumorais. O procedimento foi realizado no Santa Genoveva Complexo Hospitalar em parceria com o CDI. Em Minas Gerais, esse procedimento só foi realizado em Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Segundo o médico radiologista intervencionista, cirurgião endovascular, cirurgião vascular e responsável pela Sala Híbrida do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Dr. Túlio Leite, as indicações para ablação de tumor renal são: pacientes com rim único, cujo comprometimento funcional requer a máxima preservação de tecido viável; pacientes com comorbidades clínicas que inviabilizem o procedimento cirúrgico; pacientes com predisposição ao desenvolvimento de múltiplos tumores renais; pacientes com restrições psicológicas à cirurgias invasivas e pacientes que se recusam a receber o tratamento cirúrgico convencional.

“Essa paciente já foi operada em abril de 2019, mas teve uma recidiva local. Após discussão multidisciplinar com a equipe de urologia, sugeri a técnica ablativa, pois é uma paciente jovem, com um tumor pequeno, de dois centímetros e localização favorável”, disse.

“Nós puncionamos o tumor com uma agulha guiada por tomografia. Essa agulha é ligada ao gerador que produz calor e aquece a lesão a uma temperatura suficiente para destruir as células tumorais. Essa técnica pode ser feita com anestesia geral ou anestesia local com sedação”, explica.

O tratamento ablativo também pode ser realizado em outros tumores, como os de pulmão, fígado, rim e tireoide. “A técnica ablativa tem como principal vantagem a menor invasividade, possibilitando a destruição tumoral sem a necessidade de cirurgias ou incisões. Portanto, há um enorme impacto na redução da morbidade, do tempo de internação e dos custos “, finaliza o Dr. Túlio Leite.

Fonte: Prelo Comunicação

Últimos Posts

  • Incêndio atinge casa após possível queda de raio em Uberlândia
  • Ataque a tiros deixa mulher morta em Araguari e termina com dois mortos em Uberlândia
  • Chuva forte e granizo provocam transtornos e quedas de árvores em Uberlândia
  • Caminhão tomba na BR-146 e motorista morre preso às ferragens em Serra do Salitre
  • Colisão de caminhão contra árvore mobiliza equipes de resgate na BR-365

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme