Ação engloba 68 unidades e segue até 31 de maio para alunos de seis meses a 6 anos incompletos
Para aumentar a cobertura vacinal entre o público infantil, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação uniram forças para levar a vacinação contra a gripe para dentro das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). De hoje (30) até o fim de maio, a imunização percorrerá as unidades, oferecendo doses gratuitas às crianças. Durante março e início de abril, foram enviados bilhetes aos responsáveis pelos alunos de seis meses a seis anos incompletos, solicitando a permissão. A medida também está reforçando as doses de varicela nas crianças de quatro anos.
A ação foi articulada com todas as 68 Emeis, sensibilizando os pais e responsáveis por mais de 17.620 alunos matriculados. As datas seguem até 31 de maio, obedecendo ao combinado entre enfermeiros, diretores, pais e responsáveis. Na manhã desta terça-feira, foi a vez de alunos da Emei Planalto serem vacinados, por meio do trabalho realizado pela equipe da Unidade de Atendimento Integrado (Uai) do bairro, além de Setores de Imunização e Saúde Escolar.
“O Programa Saúde Escolar (PSE) buscou o envolvimento das famílias e comunidade escolar, a fim de compartilhar as informações e sensibilizar sobre a importância de manter os cartões de vacinação atualizados, além de mobilizar as equipes das escolas e unidades de saúde, auxiliando no planejamento prévio das datas e horários alternativos para realização da vacinação dentro das escolas”, explicou a coordenadora do Programa Saúde Escolar, Andrea Flávia da Silva Corrêa.
Somente serão vacinadas as crianças com a presença dos pais ou responsáveis e com apresentação do cartão de vacinas. Também serão vacinados contra a gripe os professores das escolas envolvidas.
Atento à iniciativa, o chaveiro Bruno França Martins acompanhou a filha Ana Júlia, munido do cartão de vacinação, na instituição de ensino. “A facilidade é que já aproveitamos para a vacinação na hora de buscarmos as crianças na escola, pois muitos pais não têm tempo ou condições de irem aos postinhos de saúde. É uma maneira, também, de termos mais acesso e controlarmos a situação do cartão de vacina. Pra mim, foi muito viável essa iniciativa”, afirmou.
Campanha de Vacinação
Iniciada em 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deve abranger aproximadamente 170 mil pessoas em Uberlândia. Neste sábado (4), está previsto o Dia D da mobilização.
São considerados integrantes dos grupos prioritários: trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos.
Pessoas acamadas e que se encontram no grupo prioritário devem agendar a visita de um técnico em casa para aplicação da vacina pelo 0800-940-1480.
Fonte: Secom PMU