Campanha segue até o dia 31 de maio nas 73 salas de vacinas distribuídas por toda a cidade
Mais de 400 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizados durante este sábado (4) para a realização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Durante todo o dia, as 73 salas de vacinação da cidade estiveram abertas, resultando em 8.114 pessoas imunizadas.
Aos 84 anos, Maria Amélia de Jesus acordou cedinho para ser uma das primeiras a se imunizar na UAI do bairro Tibery. “Eu venho todo o ano e sei como é importante. Na nossa idade, precisa ter muito cuidado com a saúde. Foi tudo bem rapidinho”, contou a senhora. Assim como ela, outros 2.986 idosos aproveitaram o Dia D para atualizar o cartão de vacinas.
Já Fernanda Pereira é empresária e levou as duas filhas, Rafaela de 11 meses e Gabriela de 5 anos, para se protegerem. “O coração da gente dói, mas tem que dar a vacina. Sempre mantenho o cartão atualizado porque criança doente é muito pior”, revelou. Com a ajuda dos pais e responsáveis, 2.594 crianças receberam a dose.
De acordo com a Claubia Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, o resultado foi positivo. “Ficamos felizes em ver que a população atendeu o nosso apelo. Tradicionalmente, as gestantes e as crianças são os grupos que mais temos dificuldade de atingir, por isso a Campanha desse ano tem sido muito voltada para eles. Seguimos trabalhando até o fim do mês e o resultado até agora mostra que estamos no caminho certo”, disse.
Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura também montou postos volantes nos três shoppings da cidade (Pratic Center, Center Shopping e Uberlândia Shopping), com atendimento até as 20h de hoje (4).
No levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, até esta sexta-feira (3), os idosos a partir dos 60 anos estavam com a maior taxa de vacinação: 54%. Eles são seguidos das puérperas – mulheres que deram à luz em até 45 dias – (54,1%) e gestantes (50,2%). Além delas, o Ministério da Saúde definiu como grupo prioritário as crianças maiores de seis meses e com até 6 anos incompletos, pessoas com comorbidades, professores da rede pública e privada, profissionais da saúde, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.
Em Uberlândia, aproximadamente 167 mil pessoas encaixam-se nesses perfis. A meta é imunizar, pelo menos, 90% desse número. “Essa vacina protege contra três tipos graves de gripe: a H1N1, H3N2 e Influenza B. Para esses grupos prioritários, podem causar complicações sérias, como internações ou, até mesmo, óbitos”, finalizou Claubia. A Campanha segue até o dia 31 de maio nas 73 salas de vacinas distribuídas por todas as regiões da cidade.
Saiba quem tem direito a dose na Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza:
– Idosos a partir dos 60 anos;
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Pessoas com comorbidades;
– Gestantes;
– Mulheres pós-parto até 45 dias;
– Professores da rede pública e privada;
– Profissionais da saúde;
– Funcionários do sistema prisional;
– Pessoas privadas de liberdade;
– Policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas
* A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Documentos necessários para receber a dose:
Além do documento pessoal e cartão de vacina, é necessário:
-Gestantes: cartão da gestante;
-Pós-parto até 45 dias: documento que comprove a gestação (cartão da gestante ou certidão de nascimento do filho);
-Professores, profissionais da saúde e do sistema prisional (documento que comprove vínculo profissional);
Locais de vacinação
– UBSF e UBS (7h30 às 16h30)
– UAIs (8h às 20h), exceto São Jorge e Morumbi
Pessoas acamadas e que se encontram no grupo prioritário devem agendar a visita de um técnico em casa para aplicação da vacina pelo 0800-940-1480.
Fonte: Secom PMU