Artigos

Mecânica da UFU fabrica primeira peça 3D para indústria de óleo e gás

Projeto é financiado pela Petrobrás e conta com alunos, professores e técnicos da universidade

Você sabe é o que manufatura aditiva? É um processo de deposição de materiais, utilizado para fabricar peças por meio de dados de um modelo tridimensional. Simplificando, é o processo de impressão em 3D, técnica que passamos a ouvir bastante nas notícias de tecnologia. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem – Grupo Laprosolda, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras, fabricou a primeira peça por meio dessa tecnologia a ser usada na indústria de óleo e gás.

A manufatura aditiva funciona da seguinte maneira: tudo parte de uma demanda. Pode ser que haja a necessidade de fabricar uma peça única, ou precisa-se de uma peça que não está mais disponível no mercado e não é mais fornecida pelo fabricante por ser um modelo já antigo, ou há ocasiões em que fabricar apenas uma peça tem um custo elevado ou a que está disponível no mercado simplesmente não atende às necessidades de quem procura pela peça. Assim, um desenho da peça é criado no computador, dando início ao processo.

A partir daquele desenho, você tem o modelo geométrico, tridimensional, no computador. Com isso, alguns softwares fazem o processo conhecido como fatiamento, explica o professor Louriel Oliveira Vilarinho, que coordenou a impressão. No caso dos trabalhos realizados no Laprosolda, a abordagem utilizada é a fusão, conhecida como MADA/MASA (Manufatura Aditiva por Deposição/Soldagem a Arco), mas nem sempre é necessário fundir o material, e sim, só deixar num estado mais pastoso.

Dessa forma, é depositado material em cima de material, dando o formato desejado. A matéria-prima pode estar em forma de uma espécie de arame ou em pó. A peça desenvolvida na UFU é uma luva de redução em aço carbono de 4×3 polegadas, que pesa cerca de 4 kg e é feita com um filamento feita com um fio de arame que vai passando e dando forma ao objeto. Depois do procedimento, a peça vai esfriando e assim se solidificando, explica o coordenador.

Fonte: UFU

Participe do nosso grupo Whatsapp