Dentre os que ainda não garantiram a dose, 20 mil são crianças; campanha termina no dia 31 de maio
Iniciada no dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já contabiliza cobertura vacinal de 65% do púbico-alvo em Uberlândia. Mas, a 14 dias de encerrar a campanha, 60 mil pessoas ainda estão desprotegidas contra o vírus da gripe. Realidade que chama a atenção da coordenadora do Programa de Imunização, já que, deste total, 20 mil são crianças. “A meta mínima é de 95% e precisamos chegar neste número para que as pessoas não fiquem desprotegidas, principalmente as crianças que são mais vulneráveis. Temos 74 salas de vacina espalhadas pela cidade, sendo que nas UAIs o horário de funcionamento é das 8h às 20h”, reforçou Claubia Oliveira.
Para ampliar a cobertura vacinal entre o público infantil, até o fim do mês as equipes da atenção primária estarão indo às escolas para garantir que as crianças menores de seis anos fiquem protegidas. A estratégia acontece por meio do Programa Saúde Escolar e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Somente serão vacinadas as crianças que estiverem na presença dos pais ou responsáveis e com apresentação do cartão de vacinas.
Cada unidade de saúde ficou responsável por fazer a sensibilização com os pais ou responsável e comunicar as datas do agendamento da vacinação nas escolas.
No fim de semana
A equipe de atenção primária da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tibery estará no dia 18 de maio, sábado, em cinco escolas que fazem parte da área de cobertura. A partir das 8h, os pais podem aproveitar o Dia da Família na Escola para vacinar as crianças. As ações serão nos Emeis, Maria Pacheco Rezende, do bairro Tibery Zacarias Pereira da Silva, Profª Carmelita Veria dos Santos e no anexo da Escola Municipal Milton de Magalhães Porto.
No mesmo sábado, os alunos das escolas Profª. Maria Leonor de Freitas Barbosa, Emei Profª Veridiana, Emei do Bairro Luizote de Freitas, EMEI Jean Piaget (mais anexo) e Centro Solidário de Educação Infantil de Uberlândia também terão à disposição as equipes da atenção primária realizando a vacinação. A imunização será feira pela unidade referente à área de cobertura da escola.
“O Programa Saúde Escolar (PSE) buscou o envolvimento das famílias e comunidade escolar a fim de compartilhar as informações e sensibilizar sobre a importância de manter os cartões de vacinação atualizados, além de mobilizar as equipes das escolas e unidades de saúde, auxiliando no planejamento prévio das datas e horários alternativos para realização da vacinação dentro das escolas”, explicou a coordenadora do Programa Saúde Escolar, Andrea Flávia da Silva Corrêa.
Campanha de Vacinação
São considerados integrantes dos grupos prioritários: trabalhadores de saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, policiais civis, militares, bombeiros, membros ativos das forças armadas, além das gestantes crianças de seis meses a menores de seis anos.
Pessoas acamadas e que se encontram no grupo prioritário devem agendar a visita de um técnico em casa para aplicação da vacina pelo 0800-940-1480.
A vacinação contra a gripe é realizada nas UBSF e UBS, das 7h30 às 16h30, e nas UAIs (exceto São Jorge e Morumbi) das 8h às 20h.
Fonte: Secom PMU