Artigos

Exposição transforma livros descartados em obras de arte

Mostra apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura será aberta na Casa da Cultura nesta quarta-feira (3)

Em Uberlândia, um grupo de artistas plásticos adicionou pitadas de reflexão às suas obras, transformando livros descartados em novos objetos artísticos. O trabalho rendeu uma curiosa exposição, denominada “A cidade e seus livros: abandono e resgate”, aberta na Casa da Cultura às 19h30 desta quarta-feira (3). A mostra, apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura, ficará disponível para visitação da comunidade até o dia 21 de agosto.

A exposição coletiva foi selecionada por meio de um edital lançado em março pela Prefeitura de Uberlândia. Durante a abertura, a Casa da Cultura será palco de uma experiência de conhecimento, divulgação e troca, com recital de textos de escritores locais. Em destaque, estarão trabalhos das artistas plásticas Beth Shimaru, Cintia Guimarães, Inezita Ribeiro, Lúcia Pic, Maria Amélia, Renata Sousa, Sandra Carolino, Vânia Armada. O evento ainda conta com os convidados Hélio de Lima e Hélvio Lima.

A curadoria da exposição é feita pelo artista plástico Alexandre França. “Veio até mim a informação de que livros tinham sido jogados fora. Conseguimos resgatar um pouco desse material, doamos uma quantidade para algumas escolas e o restante eu propus que os artistas transformassem esses livros em objetos de arte, levantando questionamento e os transformando em alguma coisa produtiva que levasse a algum tipo de reflexão”, explicou o curador.

Prestigie!

O quê: Exposição coletiva “A cidade e seus livros: abandono e resgate”

Quando: de 3 de julho a 21 de agosto

Onde: Casa da Cultura – Praça Coronel Carneiro, 89 – Fundinho

Fonte: Secom PMU