Artigos

Especialista dá dicas de manutenção veicular para uma viagem segura

Planejar uma viagem de férias pode ser um processo empolgante e divertido, mas, muitas vezes, não se pode esquecer de um aspecto fundamental: seja qual for o destino escolhido, cuidar do carro, antes de partir, é essencial para evitar imprevistos e garantir uma viagem segura.

A manutenção adequada do veículo é uma prática que deve ser adotada constantemente, mas torna-se ainda mais relevante antes de uma viagem longa, especialmente durante o inverno e em direção a destinos desconhecidos. Para isso, o gerente de Pós Vendas da Autus Chevrolet, Tarcísio Braga Menezes Vieira, explica os principais cuidados.

Entre os problemas cruciais que podem ocorrer nos veículos, se não forem realizadas revisões antes das férias, Tarcísio destaca a falta de estabilidade, mau desempenho de frenagem, devido ao gasto acentuado dos pneus ou sistema de freio com desgaste, vazamentos de fluidos, que podem deixar o veículo parado na estrada, e falhas nos sistemas de sinalização e iluminação.

Para evitar esses problemas, o gerente ressalta que é essencial verificar alguns itens-chave em uma revisão veicular antes de partir para a viagem. Entre eles estão os pneus, o sistema de freio, o sistema elétrico (incluindo sinalização, iluminação e sistema de carga da bateria), os níveis de fluidos e possíveis vazamentos, além dos sistemas de segurança do ocupante, como os cintos de segurança.

Realizar a revisão do carro antes de uma viagem traz diversos benefícios. “A segurança é o principal, evitando imprevistos e garantindo a proteção dos ocupantes e terceiros. Além disso, uma revisão adequada contribui para um desempenho mais eficiente do veículo, reduzindo o consumo de combustível e aumentando sua durabilidade”, lembra Tarcísio.

Questionado sobre situações em que a revisão do carro é ainda mais importante, como em viagens longas ou para regiões de clima extremo, Tarcísio explica que a diferença de clima pode influenciar no comportamento dos pneus e no sistema de arrefecimento do veículo, tornando a revisão ainda mais crucial nessas circunstâncias.

Os motoristas que estão se preparando para viajar nas férias devem seguir as recomendações do manual do proprietário, em relação à revisão e checagem de itens de desgaste e segurança. “Mesmo que o veículo tenha passado por uma revisão periódica nos últimos seis meses, é sempre importante realizar uma checagem antes de uma viagem, evitando, assim, imprevistos e transtornos durante o percurso”, afirma o gerente.

Assessoria de imprensa