Artigos

Dicas para manter a gengiva saudável

Especialista elenca cuidados para preservar e evitar doenças na região

Ter uma boca saudável faz bem para o bom funcionamento do aparelho digestivo, aparência e até para a autoestima. O que muita gente não sabe é que tão importante quanto o cuidado dos dentes, é o cuidado com a gengiva, para a prevenção de doenças periodontais como a gengivite (inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana) e periodontite (forma mais grave da doença que compromete os tecidos de sustentação do dente).

Pensando nisso, o Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, marca mais inovadora em cuidado bucal do Brasil, lista cuidados diários indispensáveis para manter a gengiva saudável.

Fio Dental

Muitas pessoas não sabem, mas ao deixar de usar o fio dental, elas deixam de limpar 40% da superfície do dente. Usar o fio ao menos uma vez ao dia garante que a placa acumulada entre os dentes e a gengiva seja removida completamente. “Os restos de alimentos que ficam na boca podem resultar na formação de tártaro, que se não for removido pelo seu dentista, pode causar uma inflamação na gengiva, conhecida como gengivite”, explica Bibancos. Hoje em dia existem outros produtos que ajudam na limpeza interdental de forma mais prática, como o flosser e o soft picks, que são alternativas ao fio que auxiliam na remoção da placa.

Escovação

Deve ser feita de pelo menos três vezes ao dia, principalmente depois das refeições e quando há um consumo maior de alimentos ricos em açúcar. Além disso, é importante prestar atenção na força aplicada ao escovar e também na maciez das cerdas da escova. “Colocar muita força durante a escovação pode afetar a gengiva, deixando-a mais propensa a desenvolver alguma retração, como consequência, vai expor a dentina e causar sensibilidade”, explica. Existe hoje no mercado escovas à bateria com vibrações sônicas que apresentam benefícios superiores quando comparado a escova manual, auxiliando na higienização da linha da gengiva e entre os dentes. “Usar a tecnologia ao nosso favor é algo fundamental hoje em dia, pois a tecnologia pode contribuir muito na busca de uma boa saúde bucal” ressalta.

Alimentação

Apesar da importância de uma boa higienização, também é necessário cuidar da dieta, para que ela seja uma aliada na manutenção da saúde bucal. “O excesso no consumo de alimentos açucarados, principalmente se ingeridos de forma constante durante o dia, pode contribuir na formação de placa bacteriana. Além disso, o consumo exagerado de bebidas ácidas pode desmineralizar os dentes, deixando-os mais fracos”, aponta.

Dr. Fabio Bibancos – Consultor da GUM

instagram.com/fabiobibancos

Sobre a GUM®️

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM®️ é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa e sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. No Brasil desde 2014, o portfólio GUM®️ conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil, e seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país. Na América Latina, a Sunstar possui ainda operação direta no México, Argentina e Colômbia, além de ampla distribuição nos demais países em que atua.

Fonte: Dezoito