Artigos

Dicas para conviver bem com aparelho ortodôntico

Ortodontista elenca sugestões que podem otimizar o tratamento ortodôntico

Quem usa aparelho ortodôntico geralmente sente desconfortos na boca, principalmente após saírem da consulta para manutenção. Por ser um tratamento longo, é importante encontrar soluções para minimizar esses incômodos e não deixar que interfiram na rotina.

O Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, marca mais inovadora em cuidado bucal do Brasil, explica que o uso do aparelho ortodôntico vai além da estética, isso porque o alinhamento dos ossos dos maxilares e dentes também ajuda a prevenir doenças bucais como a periodontite.

Para aliviar a dor e até otimizar o tratamento, o especialista dá algumas dicas.

Tenha a mão itens que facilitem uma boa rotina de cuidados bucais: o uso de aparelhos ortodônticos fixos pode dificultar a higiene bucal, porém é essencial que o paciente introduza no dia a dia alguns minutos a mais para manter o aparelho e toda a boca bem higienizados, para evitar doenças bucais. Alguns itens podem ajudar a deixar esse momento muito mais prático, como o passa fio que auxilia no momento de passar o fio dental entre os braquetes. e utilizar as escovas interdentais, que tornam o cuidado bucal mais completo.

Seguir as recomendações médicas: parece óbvio, mas é essencial que o paciente siga todas as indicações passadas pelo ortodontista como ir às consultas marcadas para manutenção do aparelho, procurar auxílio no caso de dores persistentes e não tentar cortar ou tirar partes do aparelho sozinho. “O abandono do tratamento além de retardar o processo, pode causar ainda mais problemas de saúde ao paciente e até machucar na tentativa de tirar fios e braquetes. Uma dica para quando o aparelho estiver incomodando é utilizar ceras que ajudam a aliviar o desconforto e ainda contribuem na cicatrização”, alerta.

Evitar alimentos muito duros e pegajosos: o profissional esclarece que durante o tratamento ortodôntico é recomendado evitar alimentos muito duros, chicletes e balas que possam grudar no aparelho ou acidentalmente entortar o fio e machucar a boca internamente.

Não compare o seu tratamento com outros: os detalhes do tratamento ortodôntico como duração e manutenção do aparelho variam de acordo com a gravidade de cada caso, por isso não há uma regra pré-estabelecida para todos os pacientes.

Utilize protetores bucais em práticas esportivas: o profissional sugere ainda que pessoas que têm aparelho ortodôntico fixo e sejam adeptos de esportes como lutas, por exemplo, façam uso de protetores bucais para proteger a mucosa interna dos lábios e bochechas de cortes e acidentes ao ser atingido no rosto.

Sugestão de produto

Escova de dente ortodôntica

O corte em V das cerdas da escova ortodôntica GUM cria uma linha central mais baixa para limpar os braquetes, enquanto as cerdas mais altas limpam os dentes.

Cera ortodôntica

A cera ortodôntica GUM possui aloe vera e vitamina E, que ajudam na cicatrização de machucados. Além disso, possui sabor menta para não deixar o gosto de parafina na boca.

Fio ortodôntico

O fio ortodôntico da GUM é o único no mercado desenvolvido especialmente para quem faz tratamento ortodôntico. O produto possui ponta dupla rígida para facilitar a passagem entre os braquetes. Além disso, é rebobinável, evitando o desperdício.

Proxabrush

Escova interdental GUM remove a placa entre os dentes e aparelhos, ajudando a manter um sorriso saudável durante todo o tratamento ortodôntico.

Kit ortodôntico da GUM

O Kit Ortodôntico GUM vem com todas as soluções da marca voltadas para quem usa aparelhos ortodônticos: escova de dentes, escovas interdentais, cera ortodôntica e fio dental ortodôntico para 5 usos.

Dr. Fabio Bibancos – Consultor da GUM

https://www.youtube.com/fabiobibancos?sub_confirmation=1

Sobre a GUM

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa e sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil além de distribuidores em mais de 25 países. Presente no Brasil desde 2014, o portfólio GUM conta com linhas diferenciadas e inovadoras para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país.

latam.gumbrand.com/ (INSTAGRAM) @gum. brasil (FACEBOOK) @sunstargumbr

Fonte: Dezoito