Skip to content
Alô Uberlândia
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

– Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para os perigos do tabagismo

Posted on 20 de agosto de 2018

Sabe-se que o tabagismo é um fator de risco para várias doenças, dentre elas o câncer. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o hábito de fumar te faz ficar lado a lado com cerca de 50 doenças diferentes.  Isto quer dizer que os tabagistas têm uma maior chance de desenvolver alguns tipos de cânceres, se comparados às pessoas não tabagistas. Os mais comuns são os tumores das vias aéreas que envolvem todas as neoplasias da cavidade oral até os pulmões. Desde tumores nos lábios, passando por órgãos como orofaringe, traqueia, esófago e pulmões.

Conforme a oncologista do Oncocentro, Dra. Paula Phlibert Lajolo, outro tipo de câncer mais incidente em fumantes é o câncer de bexiga. “A combustão das substâncias presentes no cigarro e a fumaça causam um processo irritativo no sistema urinário e, a longo prazo, essas alterações podem se transformar em um tumor maligno”, explica a médica.

O cigarro é composto por uma imensa quantidade de substâncias nocivas à saúde. Muitas delas são consideradas tóxicas e muitas delas são classificadas como carcinógenos. Carcinógenos são substâncias/ compostos com capacidade de levar ao desenvolvimento do câncer através de alterações no código genético da célula.

A primeira recomendação feita pela oncologista é abandonar o vício para melhorar a saúde e evitar doenças. Fumar e beber prejudica a saúde ao longo do tempo. Além disso, é importante mudar o estilo de vida, mantendo hábitos saudáveis na alimentação e a prática de algum exercício físico. “Outras doenças também estão relacionadas ao tabagismo como doenças pulmonares e doenças cardiovasculares. Desta maneira, ao parar de fumar estamos diminuindo a nossa chance de ter vários tipos de doenças potencialmente graves,” afirma a especialista.

Pouco tempo depois de abandonar este vício a pessoa já pode perceber mudanças no organismo. “Os alimentos voltam a ter mais sabor, melhorando o paladar. Depois de mais algum tempo a respiração e o fôlego melhoram, assim como a disposição e, finalmente, após alguns anos os ex-tabagistas diminuem sua chance de desenvolvimentos neoplasias relacionadas ao tabagismo” finaliza Dra. Paula Lajolo.

Kompleta Comunicação

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Mais
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
  • Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
  • Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky

Últimos Posts

  • Incêndio Atinge Bitrem Carregado de Madeira na BR-262 em Uberaba
  • Incêndio Atinge Residência no Bairro Santa Mônica na Zona Leste de Uberlândia
  • PRF Apreende Quase Meio Milhão de Maços de Cigarro Contrabandeado em Uberaba
  • Condutor Morre após Colisão entre Caminhões em Meio à Neblina em Nova Ponte
  • Concurso PF: inscrições para o concurso acabam no próximo dia 13

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2025 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme