Entre o final de 1971 e início de 1972, o Triângulo Mineiro foi sacudido por inúmeras mortes na zona rural imputadas a um criminoso a quem o chamavam de O Monstro de Capinópolis.
O mistério só foi desvendado no dia 10 de março de 1972 com a prisão em Ipiaçu de um andarilho chamado Orlando Sabino. Ele foi acusado de mais de 20 mortes na região, respondeu a 12 delas e ao final foi considerado inimputável. Ocorre que Orlando Sabino pode ter sido um bode expiatório do regime militar que naquela época precisava de um motivo para caçar subversivos no Pontal do Triângulo Mineiro e, então, para retirar os moradores da zona rural e as forças policiais agirem, criou a lenda que é lembrada até hoje.
Também muitas mortes atribuídas a ele foram de desafetos matando desafetos.
Em 2011 o jornalista Pedro Popó, de Estrela do Sul, foi atrás dessa história e publicou um livro-reportagem sobre o caso. Agora, o Canal Brasil da TV Globo vai lançar um documentário sobre o personagem, que será baseado, dentre outras fontes, na obra do repórter investigativo estrelassulense.
A produção será feita pela produtora Coevos Filmes, que tem à frente os famosos diretores José Joffily, Pedro Rossi e Isabel Joffily. Uma equipe do Rio de Janeiro coordenada pelos cineastas virá fazer as locações no Pontal do Triângulo Mineiro no período de 9 a 16 de outubro.
O grupo ficará baseado em Ituiutaba e de lá percorrerá as cidades onde ocorreram os crimes e entrevistará sobreviventes de ataques do suposto criminoso, testemunhas dos crimes, policiais que participaram da caçada culminada na sua prisão e personagens importantes que viveram naquela época.
O documentário irá ao ar no próximo ano.
Imagem de arquivo
