Unidade em Minas Gerais comemora trajetória de inovação, sustentabilidade e liderança na produção de sementes de alta performance para o agronegócio brasileiro
A Bayer celebra 25 anos de presença em Uberlândia, com um histórico de geração de empregos e investimentos em inovação e sustentabilidade no setor agrícola. A unidade, que começou como uma fazenda voltada à pesquisa em 1998 e inaugurou sua estrutura de manufatura em 2000, tornou-se um centro crucial para a produção de sementes de milho, soja e algodão no Brasil. Hoje, é uma das unidades mais completas e relevantes da multinacional no país.
Empregando entre 600 e 900 pessoas, dependendo da safra, tem capacidade para produzir até três milhões de sacos de sementes por ano. Com mais de 14 áreas de atuação — que vão desde o desenvolvimento genético até tecnologias de campo — a instalação ocupa uma área rural de 62.383,86 m², o equivalente a pouco mais de seis campos de futebol. O centro de produção de sementes de milho comercial e o de pesquisa, dedicado ao milho, milho doce e hortaliças, são pilares do avanço científico e produtivo da Bayer no Brasil.
“Ao longo desses 25 anos, demonstramos nosso compromisso com a região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social por meio da geração de empregos, investimentos em tecnologia e iniciativas de sustentabilidade”, afirma Vinicius Souza, Líder da Bayer em Uberlândia. “A unidade de Uberlândia é uma referência para a Bayer no Brasil. Muitos projetos-piloto, como o ONEPSS, nosso modelo de produção baseado em eficiência e inspirado no conceito de Lean Manufacturing, começam aqui e são expandidos para outras localidades. Isso nos permite aprimorar constantemente nossos processos e compartilhar as melhores práticas em toda a empresa”.
Compromisso socioambiental
A Bayer em Uberlândia também se destaca pelo seu compromisso com a comunidade e o meio ambiente. Em 2017, a empresa construiu um reservatório de água da chuva com capacidade para mais de 19 mil m³, além de uma bacia de sedimentação com quase 2 mil m³, que abastecem o sistema de irrigação por gotejamento, atingindo 95% de eficiência no uso da água. Desde 2018, a unidade gera sua própria energia por meio de uma usina fotovoltaica, reduzindo sua pegada de carbono. A unidade também substituiu sua frota tradicional por veículos limpos, eliminando a emissão de 4.390 toneladas de CO2 por mês. Além disso, o programa de educação ambiental “Construindo Nosso Futuro” já impactou mais de 10 mil alunos em escolas locais em cinco anos.
Histórias de sucesso e dedicação
Por trás dessas operações, estão profissionais que contribuem diariamente para os resultados da companhia, como Sheila Morais. Com 39 anos, ela é Administradora, Tecnóloga em Comunicação Empresarial e Especialista em Finanças e Projetos. Ingressou na empresa em 2008 como Analista Administrativo e, atualmente, é Gerente de Engajamento e Capacitação para Breeding na América Latina. Atuando há 16 anos na unidade de Uberlândia, Sheila compartilha sua trajetória.
“Vivenciei grandes transformações e tive a honra de coliderar a unidade por três anos, durante a pandemia”, conta Sheila. “Tenho orgulho do impacto que geramos na comunidade e de fazer parte dessa história de inovação e compromisso com as pessoas e o meio ambiente”, conclui.
