Skip to content
Alô Uberlândia
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Ana Paula Leão integra comissão da Câmara que analisa parcelamento de dívidas previdenciárias por prefeituras

Posted on 8 de maio de 2025

A deputada federal Ana Paula Leão assumiu, nesta terça-feira (6), como membro titular da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023. A comissão foi instalada no último dia 2 de maio no Senado Federal e tem como objetivo discutir medidas que garantam maior equilíbrio fiscal para os municípios brasileiros.

A proposta permite que as prefeituras parcelem dívidas com a Previdência em condições mais vantajosas, estabelece limites para o pagamento de precatórios e amplia a desvinculação de receitas de fundos, o que pode gerar alívio imediato a partir de 2025. Entre os pontos centrais da proposta estão o novo modelo de parcelamento previdenciário, a flexibilização do uso de recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e a ampliação de 30% para 50% na desvinculação de receitas de fundos.

Defensora do municipalismo, Ana Paula Leão destacou a importância da proposta para a sustentabilidade das administrações locais. “Cuidar dos municípios é cuidar das pessoas. Ontem, instalamos a comissão especial que irá analisar a Proposta de Emenda à Constituição 66. Essa proposta é fundamental para as nossas cidades, porque ela dá um fôlego ao caixa dos municípios brasileiros e, com isso, busca evitar o colapso de serviços públicos, como saúde, educação, áreas sociais e limpeza pública”, afirmou a deputada.

Ana Paula Leão também alertou para o cenário atual enfrentado pelas prefeituras. “Quando um município perde o equilíbrio fiscal, quem perde é a população, sobretudo as pessoas que mais precisam do poder público. Infelizmente, os municípios estão perdendo recursos de forma inesperada e ganhando despesas e responsabilidades. Como membro da comissão, irei trabalhar pela aprovação rápida do texto e, claro, para evitar retrocessos. Esse é mais um passo para cuidar das pessoas, dos bons gestores, do serviço público e dos municípios.”

A Comissão Especial dará início aos debates nas próximas semanas, com a expectativa de avançar rapidamente na tramitação da proposta, considerada urgente por gestores e parlamentares de todo o país.

Assessoria de Comunicação Maria Eduarda Pádua

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Mais
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
  • Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
  • Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky

Últimos Posts

  • Uberaba: PCMG conclui investigação da morte de adolescente em escola
  • Brain Talks reúne líderes para discutir o futuro da inovaçãonas empresas, em evento gratuito
  • Polícia Militar recupera caminhonete roubada em operação no Residencial Pequis, em Uberlândia
  • Lar Espírita André Luiz é beneficiado com equipamentos destinados pela deputada Ana Paula Leão
  • Prefeitura disponibiliza equipes para apoio à população em situação de rua durante período de baixas temperaturas

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2025 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme