Artigos

Aleitamento materno traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê

A prática é fundamental para a saúde humana, afirma médico da Hapvida NotreDame Intermédica

O leite materno é o principal alimento nutricional das crianças e é recomendado que seja o único até os 6 meses de idade. Durante este mês, a campanha “Agosto Dourado” vem reforçar a importância do aleitamento materno, conscientizar e esclarecer os pais sobre os benefícios que a prática tem para a saúde das mães e dos pequenos.

Conforme o Dr. Maiton Fredson, neonatologista e pediatra da Hapvida NotreDame Intermédica, o aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.

“É fundamental que o aleitamento materno se estabeleça no primeiro minuto de vida, por isso, a importância de um parto humanizado, que permita que a mãe tenha contato com o seu bebê durante toda a primeira hora pós nascimento. Essa prática garantirá uma maior probabilidade de um aleitamento exclusivo durante os seis meses, assim como um prolongamento desse ato por mais de dois anos. Apoiar essa prática tão natural é garantir a saúde de toda uma geração futura”, explica Dr. Maiton.

Benefícios para as crianças

O alimento é uma fonte rica e completa de nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos essenciais para o desenvolvimento do bebê. Além disso, ele é repleto de anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do recém-nascido. O ato de sucção durante a amamentação contribui para o desenvolvimento adequado da musculatura e dos ossos faciais, além de auxiliar na deglutição e na respiração.

Os benefícios para as crianças são diversos e notáveis. O aleitamento reduz a mortalidade infantil, oferece vantagens imunológicas, psicológicas e nutricionais, promove um crescimento mais saudável e estimula o desenvolvimento cognitivo. A amamentação previne doenças comuns, tanto na infância quanto na fase adulta, e é uma importante aliada na prevenção da desnutrição infantil. O ato de amamentar, portanto, é fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento pleno das crianças.

Benefícios para as mães

Para a mãe, as vantagens vão além do aspecto emocional, contribuindo para a saúde e o bem-estar. Um dos benefícios é a diminuição do sangramento no período pós-parto, o que auxilia na recuperação do corpo. Além disso, a amamentação contribui para a perda de peso pós-gravidez de forma mais rápida e saudável.

Outro benefício importante é a redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio em mulheres que amamentam. Esse efeito protetor está associado ao processo de amamentação, que parece ter um impacto positivo na saúde da mulher a longo prazo.

A amamentação também oferece proteção contra doenças cardiovasculares, o que pode ser benéfico para a saúde cardíaca da mãe. Ajuda a proteger contra a osteoporose, uma vez que, durante o período de amamentação, o corpo feminino melhora a absorção de cálcio, ajudando a fortalecer os ossos.

Sobre a Hapvida

NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 77 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 84 hospitais, 78 prontos atendimentos, 335 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Fonte: Assessoria de Imprensa