Artigos

A APARU – Associação dos Paraplégicos de Uberlândia realizará no dia 11 de Agosto o BAZAR TOP.

O bazar acontecerá das 09 horas às 15 horas no endereço Rua Juvenal Martins Pires, 281 – Jardim Patrícia. Toda renda será destinada para manutenção da instituição.

Fundada em 1979 a APARU é uma instituição criada e dirigida por pessoas com deficiência física que tem por finalidade a defesa dos direitos e melhoria de qualidade de vida. Executa ações para fazer respeitar as diferenças e para que a deficiência seja vista como mais uma das características das pessoas. Sua luta pela acessibilidade vem desde os anos 80 através da realização de campanhas como a “Uberlândia Sem Barreiras” e “Eleições sem Barreiras”. Propôs várias ações civis públicas a fim de tornar o transporte público interestadual acessível às pessoas com mobilidade reduzida e outras para que o poder judiciário seja acessível a todos, além de participar ativamente de mobilizações para a efetivação de direitos da pessoa com deficiência. Executa oficinas vivencias nas escolas, empresas, dentre outras com a finalidade de fazer com que a diversidade seja respeitada. Suas ações nesta área tiveram o reconhecimento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República que concedeu à APARU, em 2010, o Prêmio Direitos Humanos.

Desde sua fundação vem contribuindo para a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência física ofertando atividades voltadas para as diversas áreas de direitos fundamentais dentre elas: Incentivo à iniciação ao paradesporto e treinamento de equipes de alto rendimento; Promoção da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho; Disseminação de informação de caráter educativo e de cidadania; Promoção de atividades culturais e de convivência social e comunitária e a reabilitação física através de atendimento nas áreas de fisioterapia, psicologia, serviço social, odontologia, dentre outras.

No campo da cultura, o Bloco APARU “Inclusão Social” já foi campeão por 5 vezes nos desfiles do carnaval e por suas diversas ações voltadas à cultura hoje a APARU é “Ponto de Cultura” no Estado de Minas Gerais. Sua equipe paradesportiva se destaca com atletas de alto rendimento representando o Brasil nas paraolimpíadas e campeonatos Mundiais, integrando a equipe paradesportiva de Uberlândia.

A execução de suas atividades é possibilitada pelo apoio da Prefeitura de Uberlândia através de subvenção social e cessão de pessoal; convênios com outros órgãos e empresas para execução de projetos contemplados através de editais, doações, campanhas e promoções; e através de eventos e bazares.

Fonte: APARU