Vida de Carolina Maria de Jesus foi retratada na Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento
Para comemorar o mês da consciência negra, a Secretaria Municipal de Cultura realizará, ao longo dos próximos dias, inúmeros eventos temáticos. O início das ações especiais acontece hoje (6), na Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento, com a abertura da exposição Biografia, Poemas e Poesias de Carolina Maria de Jesus. A mostra ficará disponível para visitação até o fim desta semana.
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora mineira, considerada uma das principais autoras negras do Brasil. Sua história de vida carrega uma trajetória de resiliência, ao sustentar a si própria e seus três filhos trabalhando como catadora de papéis. A sua principal obra foi o livro Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada,traduzido para 14 idiomas desde seu lançamento em 1960.
A mostra reúne parte do acervo de poesias e textos produzidos pela escritora, além de fotografias e frases de sua autoria. Pelo segundo ano consecutivo, a montagem foi idealizada pela coordenadora da biblioteca, Maria Abadia de Araújo. “A vida de Carolina emociona a todos pela sua coragem e determinação. É uma mulher pobre que veio da favela e encontrou no lixo seu amor pela literatura. Ano passado, as pessoas já adoraram a iniciativa. Então, fizemos de novo uma coletânea de sua trajetória de superação”, contou.
A exposição é aberta a toda comunidade. A Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento, administrada pela gestão municipal, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O local é situado na praça Guilherme Paraíso, (acesso pela avenida Cesário Crosara), bairro Roosevelt.
Prestigie!
Exposição: Fotos e Biografia da escritora mineira Carolina Maria de Jesus
Quando: de segunda-feira (6) até 30/11, das 8h às 18h.
Onde: Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento
FONTE: Secom PMU