Agenda Cultural

Audições de Prêmio de Dança e Seletiva YAGP Brasil começam hoje (13)

Mais de 500 dançarinos disputam vagas que garantirão participação na etapa final do concurso, nos Estados Unidos

A partir desta sexta-feira (13), Uberlândia será o destino de mais de 500 dançarinos, que participarão do 5º Prêmio de Dança e Seletiva Youth America Grand Prix (YAGP). Com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a cidade do Triângulo Mineiro será a única representante brasileira a receber esta etapa da competição, uma oportunidade inédita para os artistas da região.

A programação iniciou ontem (12), com oficinas no anfiteatro do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O cronograma de audições e apresentações começa nesta sexta-feira (13) e se estende até segunda-feira (16), no Teatro Municipal de Uberlândia. No palco, os dançarinos terão a missão de se apresentar frente a uma banca internacional de jurados.

A seletiva YAGP Brasil conta com a participação de estudantes de todas as nacionalidades, entre nove e 19 anos, diferentemente do 5º Prêmio de Dança, que tem envolvimento de todas as idades. As modalidades são distribuídas entre Balé Clássico de Repertório; Contemporâneo; Jazz e Danças Urbanas.

Sonhos em movimento

 

A seletiva do YAGP garante vaga para a etapa final do certame, a ser realizada em 2019, em Nova York. A cada ano, mais de dez mil jovens dançarinos participam das seletivas do concurso, onde concorrem ainda a bolsas de estudos e contratos com companhias profissionais de vários cantos do mundo. Além de Uberlândia, cidades como Paris, Barcelona, Pequim, Tóquio, Cidade do México e Sidney também recebem as seletivas. Os bailarinos selecionados no Brasil integrarão outros mais de 1,2 mil alunos que participarão das finais em abril do próximo ano, em solo norte-americano. Para conferir o cronograma completo, clique aqui.

Referências internacionais

Pela primeira vez, a fundadora do YAGP nos Estados Unidos, Larissa Saveliev, pisará em solo uberlandense. No Teatro Municipal, ela formará a banca internacional de jurados, ao lado do chileno Cláudio Muñoz, e dos brasileiros Tíndaro Silvano e Edna Carvalho (conheça os jurados). O grupo será responsável por avaliar a atuação tanto dos participantes da seletiva, bem como do 5º Prêmio de Dança de Uberlândia, como destaca a diretora artística do evento, Guiomar Boaventura.

“Participo há alguns anos de concursos internacionais e tive a oportunidade de conhecê-los. Para esta edição, em um novo formato, temos o privilégio de tê-los conosco, incluindo a participação especial da fundadora do YAGP na cidade”, afirmou.

Para mais informações, acesse o site.

Secom – PMU