Agenda Cultural

Anote aí! Faltam 10 dias para a 2ª edição da Mostra Cinema e Educação

Evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro na Oficina Cultural de Uberlândia

Refletir sobre o atual cenário da educação e debater as transformações da produção cinematográfica. Esses são alguns dos objetivos da 2ª edição da Mostra de Cinema e Educação, promovida pelo projeto TraKinagem, que será realizada entre os dias 17 e 19 de outubro na Oficina Cultural de Uberlândia.

Durante o evento, serão exibidos 40 curtas-metragens elaborados por professores e alunos dentro do ambiente escolar e com temática livre. Destes, 18 foram produzidos no estado de São Paulo, 11 em Minas Gerais, 10 no Rio de Janeiro e um em Pernambuco. A Mostra também prestigiará as produções de cineastas com a exibição de 20 filmes de diversos cantos do país, inclusive um de Moçambique. Ao todo, 228 produções passaram pela comissão de seleção.

“Após cada sessão de exibição, debateremos com os espectadores os temas abordados pelos filmes e será uma ótima oportunidade para refletir as potencialidades pedagógicas do cinema. Foi muito gratificante ver o quanto conseguimos mobilizar alunos, professores e cineastas”, destacou Cristiano Barbosa, cineasta e idealizador do projeto.

No mês de agosto, a equipe do TraKinagem visitou 12 escolas públicas da zona urbana e rural para ministrar uma oficina sobre a história e as técnicas do cinema. Mais de 250 alunos e professores, da educação básica ao ensino técnico, foram contemplados pela ação.

O TraKinagem nasceu em 2017 como uma forma de explorar o potencial criativo de crianças e jovens para que eles experimentem outras formas de se relacionar com o mundo através da câmera. A iniciativa é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Prefeitura de Uberlândia e conta com o patrocínio do Sistema Integrado Martins e do Instituto ALGAR.

Mais informações:

www.facebook.com/trakinagemcine

www.youtube.com/trakinagemcine

trakinagem.cine@gmail.com

Talk Comunicação