Artigos

Intensificação da vacina da gripe para crianças e gestantes continua nesta semana

Até quinta-feira (18), unidades priorizarão vacinação para estes públicos. UBSF Jardim Ipanema II realiza ação especial na quarta-feira (17)

Para melhorar a cobertura vacinal contra o vírus Influenza entre as gestantes e crianças (com idade de 6 meses a menores de 6 anos), continua até quinta-feira (18) a intensificação da imunização nas unidades de saúde da rede pública de Uberlândia para estes grupos considerados prioritários. Por isso, durante esta semana, todas as unidades de saúde estão mobilizadas para garantir que o público-alvo esteja protegido.

A UBSF Jardim Ipanema II é um dos locais que abraçou a campanha. Na quarta-feira (17), das 7h às 11h, a equipe fará distribuição de pipoca, algodão doce e pirulitos. Outro atrativo é que os servidores estarão fantasiados de super-herói à espera da comunidade, com o objetivo de tornar o momento o mais agradável possível para as crianças.Segundo a enfermeira responsável, Ericka Martins Alves, a ideia é garantir que todos do público-alvo da sua área de cobertura estejam vacinados.

“São cerca de 20 gestantes e mais de 300 crianças que devem receber a vacina contra a gripe. Pelo histórico das últimas campanhas, sabemos da baixa adesão deste público e queremos mudar este cenário este ano. A equipe da unidade está motivada a mudar essa realidade, por isso estávamos fazendo esta ação a fim de sensibilizar todos da importância de vacinar contra gripe”, destacou.

As salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam das 7h30 às 16h30. Já as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) – exceto São Jorge e Morumbi –, o horário é das 8h às 20h. Ao todo, são 73 salas de vacinas distribuídas por toda a cidade.

Demais grupos prioritários

A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos. O dia D de mobilização será no dia 4 de maio.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira, o plano de ação adotado pelo Ministério da Saúde busca melhorar a cobertura vacinal entre os grupos. Para este ano, são 167.857 mil pessoas que devem vacinar.

“Iniciamos a campanha de vacinação intensificando as ações com as crianças e gestantes, já que fazem parte dos grupos de relevância e que, nos históricos das campanhas passadas, não alcançaram a meta da cobertura vacinal. Além disso, neste ano, a vacina para crianças será estendida para menores de até seis anos, o que reforça ainda mais a nossa intensificação para este grupo”, explicou.

Trivalente

A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, que protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.

“É importante que todas as pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas, principalmente as quem têm comorbidades, como doenças respiratórias, renais e cardíacas crônicas, diabetes, entre outros. Precisamos dar atenção a estes pacientes, pois eles têm maiores riscos de complicações se forem infectados pelo vírus”, explicou.

Influenza: o que é e como ser evitado

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global,com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar,tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta para os seguintes cuidados:

– Lavar as mãos com frequência;

– Ventilar os ambientes;

– Evitar coçar os olhos ou colocar as mãos na boca;

– Quando tossir, tapar a boca com o antebraço e não com as mãos.

Fonte: Secom PMU