Agenda Cultural

Musical “Malala, a menina que queria ir para a escola” chega a Uberlândia

Uberlândia recebe o espetáculo, com canções exclusivas de Adriana Calcanhotto, antes mesmo de entrar em cartaz em São Paulo

A inspiradora história de Malala, menina paquistanesa que ganhou o Prêmio Nobel da Paz aos 17 anos, chega a Uberlândia com canções originais de Adriana Calcanhoto. O musical será apresentado nos dias 11 e 12 de maio, às 18h, e no dia 13, às 9h30e 15h30, em sessões especiais para escolas, no Teatro Municipal.

Malala Yousafzai nasceu no Vale do Swat, província do Paquistão. Aos 10 anos, viu sua cidade ser tomada pelo grupo Talibã, que proibiu a música e a dança no Vale, além de banir as mulheres das ruas, as impedindo de ter acesso ao estudo. Inconformada com esse movimento islâmico, com vigilância  dia e noite e cheio de regras, Malala criou um pseudônimo e se tornou correspondente da BBC relatando e denunciando em seu blog o regime de opressão e os impactos diários que o Estado enfrentava.

Aos 15 anos, quando voltava da escola, sofreu um atentado e levou três tiros na cabeça. Socorrida em estado grave, apresentou leve melhora e foi transferida para um hospital da Inglaterra, onde se exilou com a sua família. Após sua melhora, a menina afirmou que não seria silenciada e passou a lutar pelo direito das mulheres, sobretudo à educação. Com isso, se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz.

 O musical

O espetáculo é inspirado no livro da jornalista brasileira Adriana Carranca, em que relata a trajetória da pequena Malala. Logo após o atentado de Malala, em 2012, Adriana passou uns dias no vilarejo da paquistanesa. Ela entrevistou pessoas próximas e também quem estava ao seu lado no momento do atentado. Dessa experiência, surgiu a obra ‘Malala, a menina que queria ir para a escola’.

A peça tem direção de Renato Carrera e adaptação de Rafael Souza Ribeiro. A ideia do musical foi idealizado pela atriz Tatiana Quadros e com músicas originais de Adriana Calcanhoto. O nome Malala significa “tomada pela tristeza”, mas a história é de pura determinação e coragem, uma biografia fundamental para as crianças e adolescentes, contada na forma de aventura musical. O espetáculo busca engrandecer o ser humano e seu direito ao conhecimento, independente do gênero. Por isso, em sua passagem a Uberlândia, contará com duas sessões dedicadas às escolas.

No palco, a história é encenada por oito atores e um músico, ambientada em um quintal brasileiro mágico, onde tudo se transforma: peteca vira caneta, balão vira abóbora, tijolo vira cadeira e uma casa vira escola. Parece uma ficção, mas é a mais pura realidade. 

 

Serviço:

Musical Malala a menina que queria ir para a escola

Data: 11, 12 e 13 de maio

Hora: 11 e 12 às 18h e no dia 13 às 09h30 e 15h30em sessões especiais para escolas

Local: Teatro Municipal de Uberlândia

Ingressos: Lojas Provanza do Center Shopping  e Uberlândia Shopping, Lynx Óptca, na Avenida Getúlio Vargas, 1655, no Bairro Tabajaras ou pelo site www.megabilheteria.com

Informações: 9 9866-1727 e 9 9118-6224

Fonte: Serifa Comunicação