Capacitações presenciais acontecem na unidade de Uberlândia, além de aulas online abertas a participantes de todo o país
Divulgação
Maio de 2026 – O mês do trabalho convida à reflexão sobre trajetórias profissionais e acesso a oportunidades. No setor da construção civil, investir em formação técnica e no aprimoramento de habilidades é um fator decisivo para ampliar possibilidades no mercado. Nesse contexto, a Obramax, maior atacarejo de materiais de construção do país, dá continuidade à programação da Academia de Profissionais e segue com turmas abertas em maio, com a oferta de mais de 2.160 vagas gratuitas em Minas Gerais, entre cursos presenciais e online voltados a trabalhadores de todo o Brasil. As inscrições estão disponíveis no site da companhia.
Em Minas Gerais, a programação de maio contempla formações voltadas à prática diária de quem atua na obra, com conteúdos alinhados às demandas atuais do setor. Entre os temas abordados estão trabalho em altura com segurança e técnicas em esquadrias, com foco em vedação e aplicação de selantes, PU e espuma expansiva, entre outras práticas essenciais para o dia a dia da construção.
As capacitações presenciais acontecem na loja da Obramax em Uberlândia, ampliando o acesso à qualificação técnica para profissionais do Triângulo Mineiro. Já os cursos online permitem que profissionais de todo o país participem das formações à distância, com conteúdos estruturados para aplicação prática no dia a dia.
Criada em 2018, a Academia de Profissionais surgiu a partir da análise das necessidades dos trabalhadores da construção civil que, apesar de atuarem em um dos setores mais relevantes da economia, ainda enfrentam dificuldades de acesso à formação técnica, de reconhecimento profissional e de acesso à informação qualificada. Desde então, a iniciativa se consolidou como uma das principais ações de qualificação do setor no país e já alcançou a marca de quase 80 mil profissionais capacitados gratuitamente, reforçando seu papel na renovação da mão de obra, na valorização da profissão e na ampliação de oportunidades de carreira e de geração de renda em todo o Brasil.
As formações são gratuitas, oferecem certificado de participação e são realizadas em parceria com fornecedores reconhecidos da indústria. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.
Confira a programação completa de maio em Minas Gerais:
Cursos Presenciais
● 16/05 – 9h às 14h – Uberlândia – Trabalho em altura com segurança
● 30/05 – 9h às 14h – Uberlândia – Esquadrias: Vedação e aplicação de selantes, PU e espuma expansiva
Cursos Online
● 06/05 – 18h às 19h – Proteções elétricas: DR e DPS
● 13/05 – 18h às 19h – Escolha Correta de Cabos para Instalação Elétrica
● 20/05 – 18h às 19h – Instalação de interruptores e tomadas
● 27/05 – 18h às 19h – Instalação de chuveiros, torneiras e aquecedores
Sobre a Obramax
A Obramax faz parte do grupo Adeo e iniciou sua operação no Brasil em 2018. A marca é o maior atacarejo de materiais de construção do país aberto a todos e já conta com 13 lojas físicas em modo omnicanal, mais de 15 mil produtos a pronta entrega e está em grande expansão pelo território nacional. A empresa também está presente na França, Itália, Polônia, Espanha e Portugal, onde atende pelo nome de Tecnomat, Bricoman e Obramat.
Sobre Grupo Adeo
O Grupo Adeo nasceu em 1923, com a marca Leroy Merlin. Está presente em 11 países com mais de 1.200 lojas, divididas em 6 marcas independentes. A instituição emprega cerca de 115 mil colaboradores, atendendo cerca de um milhão de clientes por dia no mundo. O Grupo Adeo é o 3º maior varejista de materiais de construção no mundo e o 1º no Brasil.