Uberlândia

Uso consciente da água deve ser hábito contínuo

Período de estiagem requer atenção redobrada com o consumo de água

O uso consciente da água deve ser uma prática constante. Porém, com o fim do período chuvoso, é hora de redobrar a atenção. Nos quatro primeiros meses deste ano, foram consumidos 19,3 milhões de litros de água. Uma média de 237 litros por dia, índice superior ao recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU),que é de 110 litros por dia por habitante. Por isso, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) orienta mais uma vez que a população fique atenta ao consumo. Nossos mananciais estão com nível confortável, mas não se pode descuidar dos costumes diários de economia.

Outro indicativo que aumenta a necessidade de manter o alerta é em relação à chuva. Segundo o Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFU, a média pluviométrica dos quatro primeiros meses dos últimos cinco anos foi de 173 mm. A precipitação no primeiro quadrimestre de 2018 fechou em uma média 142 mm, ou seja,18% de diminuição. Com o aumento da temperatura e a diminuição das precipitações, o consumo de água cresce. Por isso, a importância da colaboração da população.

“Não precisa pensar em fórmulas mágicas de economia de água, basta uma atitude apenas: feche a torneira. Feche a torneira enquanto escova os dentes, feche a torneira enquanto ensaboa as vasilhas, por exemplo. Se cada um adotar essa atitude, os resultados começarão a aparecer”, disse Ana Paula Carvalho, supervisora de Educação Ambiental do Dmae.

Comportamento preventivo

 

Um relatório divulgado pela Agência Nacional da Água (ANA) mostra que, de 2003 a 2016, as secas e estiagens levaram 2.783 municípios a decretarem Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. Destes municípios, aproximadamente metade decretou emergência ou calamidade pelo menos uma vez em sete anos diferentes. Em Uberlândia ainda não houve a necessidade de adotar tais medidas.

“Não devemos esperar chegar uma situação assim para fazer o uso consciente da água. Temos que mudar os hábitos de consumo agora. O uso de água aumenta a cada ano proporcionalmente mais do que o aumento da população. Ou seja, as pessoas estão consumindo água cada vez mais. Por isso,é preciso uma mudança de comportamento”, disse Ana Paula.

Duas estações

 

Uberlândia conta com duas estações de captação e tratamento em funcionamento (ETA Bom Jardim e Sucupira). Ainda em 2012, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão, foram iniciados os trâmites para a construção do Sistema de Água de Capim Branco, no rio Araguari. As obras, quando concluídas integralmente, garantirão ampliação do sistema com água tratada para até três milhões de pessoas pelos próximos 50 anos. O investimento da primeira etapa da obra, que deve ser entregue até 2019, será de, aproximadamente R$ 300 milhões.

Conscientização e preservação

 

A autarquia conta com projetos de educação ambiental, como o Programa Escola Água Cidadã (Peac), que atende alunos das redes pública e privada e aborda temas como conscientização sobre o uso responsável da água e a preservação do meio ambiente. Esta iniciativa desperta o olhar das crianças para as questões do meio ambiente.

Outro trabalho do Dmae é desenvolvido pelo Programa Buriti e consiste na preservação e recuperação das nascentes. Medida fundamental para garantir água nas propriedades e também nos sistemas de captação da autarquia.

Saiba como economizar água

– Reduza o tempo no banho;

– Feche a torneira enquanto se escova os dentes;

– Escovar e ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e enxaguar os utensílios;

– Não deixar alimentos descongelando sob a água corrente: programe-se para retirar o alimento do congelador com antecedência para que possa descongelar naturalmente;

– Corrija vazamentos dentro de casa;

– Não utilizar mangueira para limpar calçadas;

– Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro;

– Esperar juntar uma boa quantidade de roupa suja antes de encher a máquina de água.

(34)3233-4318/4311

Secom PMU