Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Autocuidado também é sorrir sem constrangimento

Posted on 3 de março de 2026

Mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo convivem com doenças bucais. Entenda como o problema pode impactar autoestima e bem-estar da população.

No início do ano, é comum que metas como praticar exercícios, melhorar a alimentação e cuidar da saúde mental entrem no planejamento pessoal. Mas um ponto ainda pouco lembrado é a saúde bucal como parte do autocuidado integral — apesar de sua influência direta na qualidade de vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo convivem com doenças bucais, muitas delas associadas à perda dentária, dor crônica e limitações funcionais.
Além do impacto físico, estudos internacionais indicam que problemas bucais podem interferir em atividades simples do cotidiano, como comer, falar e sorrir com segurança, afetando a participação social e a autoestima.
De acordo com Dr. Helder Menezes, especialista no assunto, a perda dentária pode provocar impactos silenciosos — desde a adaptação alimentar até a retração social.
“A recuperação da função mastigatória e da estética do sorriso tende a restabelecer não apenas conforto, mas também segurança para interações sociais e profissionais”, afirma o profissional com mais de 30 anos de carreira e cerca de 15 mil implantes realizados.
Segundo Menezes, depois que o paciente passa pela reabilitação oral, é comum relatarem sensação de grande mudança em suas vidas. “A mudança é tanto na saúde física porque o paciente passa, por exemplo, a se alimentar melhor, quanto na saúde mental. Eles voltam a se aproximar das pessoas, passam a sorrir mais, mulheres voltam a caprichar no batom, homens tiram o bigode, como clara demonstração de melhora da autoestima”, detalha.
Para o especialista, a decisão de passar pela reabilitação oral surge quando o paciente decide priorizar a própria qualidade de vida, pois voltar a mastigar sem desconforto, sorrir em público sem constrangimento ou simplesmente se reconhecer novamente no espelho representa a retomada da confiança e da liberdade.
“Entender que a saúde bucal é parte de um projeto maior de bem-estar ajuda a desconstruir a ideia de que um implante dentário é apenas estético ou opcional. É nesse sentido que a reabilitação oral ultrapassa o campo técnico e alcança dimensões emocionais e sociais mais profundas”, reitera.

Sobre Dr. Helder Menezes
Dr. Helder Menezes é Mestre em Ciências Odontológicas pela UFU e Doutor pela Universidade São Leopoldo Mandic (SP). Especialista em Periodontia, Implantodontia e Harmonização Orofacial, além de biomédico, atua há mais de 30 anos nas áreas clínica e acadêmica. É referência em cirurgias da face e reabilitação oral, com aproximadamente 15 mil implantes realizados ao longo da carreira. Coordena o primeiro curso de especialização em cirurgias da face de Uberlândia reconhecido pelo MEC e é cofundador da HD Ensinos Odontológicos, centro de pós-graduação que já formou mais de três mil alunos.

Assessora de imprensa: Michele Borges

Últimos Posts

  • Ação rápida da PM salva bebê em crise convulsiva no bairro Tibery, em Uberlândia
  • Homem é preso por tentativa de feminicídio após esfaquear mulher no bairro Jaraguá, em Uberlândia
  • Prefeitura amplia equipes e maquinário para reforçar a zeladoria urbana em Uberlândia
  • Autocuidado também é sorrir sem constrangimento
  • Trabalhador sofre descarga elétrica e é socorrido em estado grave na BR-365, em Uberlândia

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme