A modelo, de 27 anos, Natália Cardoso, titular na modalidade Fotográfico do concurso Beleza Negra – Despertando Talentos 2024, coordenado por Maria Luiza do Nascimento, transformou um antigo sonho de infância em realidade depois da maternidade. Recentemente, embarcou em uma viagem de oito dias ao Chile, acompanhada da prima, e viveu uma experiência que marcou sua trajetória pessoal.
Embora a viagem não estivesse diretamente ligada à carreira, a miss Natália conta que a princípio havia a possibilidade de conciliar a experiência com campanhas no Chile. No entanto, a exigência de permanecer no país por pelo menos três meses inviabilizou essa oportunidade. Ainda assim, a modelo destaca que os registros feitos durante os passeios renderam cliques marcantes que, de alguma forma, também contribuíram positivamente para sua trajetória profissional.
Em Santiago, Natália visitou pontos turísticos emblemáticos como o Palácio De La Moneda e o Cerro Santa Lucía, um parque público e miradouro histórico localizado no centro de Santiago, além das encantadoras cidades de Viña del Mar e Valparaíso, localizadas a apenas 130 quilômetros de Santiago. O roteiro incluiu ainda uma imersão na vinícola Alyan, localizada no alto do Valle de Maipo e momentos mágicos nos parques de neve Farellones e Portillo, centros de neve nos Andes chilenos, onde, pela primeira vez, pôde sentir a emoção de realizar o desejo de conhecer a neve.
“Quando era criança, a menina sonhadora que sempre habitou em mim, implorava para que o sonho de conhecer de perto a neve se tornasse realidade. Estar lá foi um verdadeiro gesto de amor-próprio e realização”, afirma Natália.
Do sonho ao autocuidado
Em um universo onde a maternidade é romantizada, falar sobre a importância do autocuidado depois dela é um ato de coragem e autenticidade. Para a miss, é um ato de amor-próprio, que beneficia a mãe, mas reverbera em toda a família. “Foi uma decisão difícil, mas necessária e de um reencontro profundo comigo mesma. Essa experiência nasceu de uma necessidade íntima, a fazer algo apenas pela Natália mulher, e não apenas pela Natália mãe. Ser mãe é uma dádiva, mas senti que precisava me ouvir, me acolher e resgatar partes de mim que muitas vezes se perdem na correria do dia a dia”, revela Natália.
Modelar: paixão que nasceu na infância
A paixão por câmeras e passarelas começou ainda na infância, em Belo Horizonte, onde nasceu e cresceu. A mudança para Uberlândia, há oito anos, e os novos caminhos da vida fizeram com que precisasse pausar a carreira, mas a ligação com a moda nunca se perdeu. “Ao chegar em Uberlândia, busquei maneiras de me manter conectada ao universo da moda. Participei como modelo em cursos de maquiagem, experimentei trabalhos em provadores de lojas e me envolvi com o Beleza Negra, concurso que, este ano, terei a honra de atuar como jurada”, conta Natália.
A maternidade, a maior transformação de sua vida, chegou logo em seguida, trazendo consigo desafios e aprendizados profundos. Mesmo diante das intensas responsabilidades de ser mãe de uma criança de dois anos, a chama da modelagem jamais se apagou. Ela salienta que a cada experiência fortaleceu seu vínculo com a moda. “Hoje, retorno às passarelas com mais maturidade, resiliência e um brilho singular, aquele que surge da união entre a Natália mulher, mãe e modelo, que sempre manteve vivos seus sonhos e sua paixão pelo que faz. Acredito que beleza vai muito além da estética, está relacionada a força, identidade e coragem de se redescobrir”, conclui a modelo.
“Fico imensamente feliz em ver que tantas mulheres que já participaram do Beleza Negra estão realizando seus sonhos e conquistando novos espaços. Essa é a mensagem que o projeto deixa quando elas participam: acreditem sempre em seus sonhos e no próprio potencial. Se posicionem diante de preconceitos velados e reconheçam o valor que têm. O Beleza Negra vai muito além de um concurso, ele ajuda cada participante a enxergar sua força, sua beleza, sua capacidade de se destacar e de se permitir chegar aonde quiserem”, afirma Maria Luiza do Nascimento, coordenadora do concurso.
