Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Contadores de histórias Boi da Manta de Sete Lagoas se apresenta em Uberlândia no próximo dia 20 (sábado) com espetáculo gratuito

Posted on 16 de setembro de 2025

Apresentando o espetáculo Contos Populares, os contadores de histórias Boi da Manta de Sete Lagoas-MG – região central do estado – chega a Uberlândia no próximo dia 20 (sábado), às 20 horas e se apresenta na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, localizada na Rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida, de forma gratuita. Não é necessária a retirada de ingressos. A circulação é realizada através do edital do Fundo Estadual de Cultura 09/2024 – Circula Minas com o projeto “Um Conto em Cada Canto”.

Estreado em 2017, o espetáculo “Contos Populares” utiliza da diversidade e dos ditos populares como manutenção das expressões folclóricas brasileiras. A importância do resgate da tradição oral nos contos, seus significados, suas significâncias, bem como dos registros regionais que são abordados pela pesquisa do grupo e transformados em narrativa. A fluência das histórias acontece no imaginário da plateia que é levemente transportada pelos contos se propondo a regar suas memórias afetivas, abrindo as “escutatórias”.

“Já estivemos em Teófilo Otoni apresentando nossas histórias na sede do Instituto Cultural InCena com casa cheia e foi muito agradável. Agora, estamos ansiosos para a chegada em Uberlândia”, conta Paulinho do Boi – narrador e gestor do grupo. Para a contadora de histórias Clarice Rodrigues, o intercâmbio cultural com os grupos e pontos de cultura de outras cidades gera o fator multiplicador de manutenção das expressões culturais de nosso estado. “A gente constrói uma rede, uma dinâmica de trabalho que nos alimenta mutuamente” completa. O projeto conta também com o registro, iluminação e figurinos da atriz e produtora Lari de Souza.

O Boi da Manta possui 22 anos de história. Fundado em 2003 na cidade de Sete Lagoas pela família de artistas do ponto de cultura Quintal Boi da Manta, o grupo mantém um vasto repertório de contos e tradições populares, distribuídos em espetáculos com temáticas diversas levando, trazendo e divulgando a cultura popular de nossa gente país afora.

Para mais informações, acesse o instagram do grupo @quintalboidamanta e do espaço @grupontape.

Serviço

O quê: Apresentação do espetáculo Contadores de Histórias Boi da Manta
Data: 20/09
Horário: 20h
Onde: Escola Livre do Grupontapé – Rua Tupaciguara, 471 – Bairro Aparecida Uberlândia-MG
Espetáculo: Contos Populares
Entrada gratuita

Assessora de imprensa: Érica Magalhães

Últimos Posts

  • Grave acidente entre moto e carreta deixa dois feridos no Centro de Uberlândia
  • Incêndio de grandes proporções destrói ferro-velho e atinge casa em Uberlândia
  • Dentil Praia Clube vence Minas por 3 a 0 e conquista o tricampeonato da Superliga
  • Uberlândia vence o Operário e dispara na liderança da Série D
  • Colisão frontal mata jovem de 28 anos na MGC-497

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme