Novo espaço, localizado no bairro Lagoinha, região Sul da cidade, oferece descarte adequado de resíduos; atendimento é gratuito e feito durante toda a semana, das 7h às 19h
A Prefeitura de Uberlândia iniciou a operação, nesta quarta-feira (27), do 16º Ecoponto na cidade, desta vez no bairro Lagoinha, na região Sul. O novo equipamento mantido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está localizado na Alameda Arnolde de Almeida Castro, 172. O atendimento é gratuito e feito durante toda a semana, das 7h às 19h.
Os Ecopontos são centrais de entulho ecologicamente corretas que recebem gratuitamente as entregas voluntárias de resíduos produzidos por pequenos geradores e dá o destino adequado a eles, evitando descartes irregulares.
O novo Ecoponto tem área total de 1.500 metros quadrados (m²). O espaço conta com uma área administrativa de 60 m², espaço para seis caçambas para resíduos de construção civil, área coberta para depósito de materiais recicláveis (metal, papel e vidro) e área para depósito de madeira e massa verde (podas de plantas, como galhos, folhas, cascas de árvores, troncos, gramas, flores e outros materiais orgânicos de origem vegetal).
Entre os resíduos que podem ser entregues no novo Ecoponto estão entulhos – até 1 metro cúbico (m³) por pessoa/dia -, restos de poda e jardinagem, móveis e eletrodomésticos inutilizados, além de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal. Pneus também podem ser entregues no local.
Com essa nova unidade, Uberlândia passa a contar com 16 Ecopontos distribuídos estrategicamente em diferentes regiões da cidade. Neste ano de 2025, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, já foram depositadas nos Ecopontos de Uberlândia cerca de 14 mil toneladas de resíduos, contribuindo para a preservação ambiental e o reaproveitamento de materiais, o que reforça o compromisso do prefeito Paulo Sérgio.
“O Ecoponto do Lagoinha é mais um passo no esforço da gestão Paulo Sérgio de oferecer à população locais adequados para o descarte de resíduos, evitando que materiais sejam jogados em terrenos baldios ou áreas verdes. Além de manter a cidade mais limpa, fortalecemos a reciclagem e a preservação ambiental. Contamos com a participação de todos para utilizar bem esse espaço e, juntos, cuidarmos de Uberlândia”, afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Raphael Leles.
O bairro Lagoinha foi escolhido para receber o novo equipamento público devido à grande demanda por um ponto de descarte regular e à necessidade de coibir o surgimento de pontos críticos de acúmulo irregular na região.
Novo Ecoponto do bairro Lagoinha
Alameda Arnolde de Almeida Castro, 172, região Sul da cidade
Demais Ecopontos em Uberlândia:
- Bairro Daniel Fonseca
Endereço: Rua Itabira, 1720 - Bairro Guarani
Endereço: Rua do Repentista, 350 - Bairro Jd. Canaã
Endereço: Avenida Palestina – esquina com a Rua Menfins e Biblios - Bairro Luizote de Freitas
Endereço: Rua Wilson Gonçalves de Souza, 10, esquina com Rua Paulo Margonari - Bairro Mansour
Endereço: Rua Rio Corumbá, 20 – esquina com a Avenida Rio Nilo - Bairro Monte Hebron
Endereço: Avenida Benedita Fagundes da Costa, 12 – esquina com a avenida Guimara Alves Oliveira - Bairro Morumbi
Endereço: Rua Campeio, 247, esquina com a avenida José Maria Ribeiro - Bairro Pequis
Endereço: Rua do Tapiti, 250 - Bairro Roosevelt
Endereço: Rua Olívia de Freitas Guimarães, 950 - Bairro Santa Rosa
Endereço: Rua Ângela Alckmin, 211 – esquina com Rua Elis Regina - Bairro São Jorge
Endereço: Avenida Serra do Mar, 411 – esquina com Avenida Serra do Espinhaço - Bairro São Lucas
Endereço: Rua do Cientista – esquina com Rua do Gari - Bairro Segismundo Pereira
Endereço: Rua Sebastião Alves Nunes, 49 – esquina com a rua Dr. Laerte V. Gonçalves - Bairro Shopping Park
Endereço: Avenida Sul Americana, 627 - Bairro Tocantins
Endereço: Rua Docelino de Freitas Costa – esquina com a rua Bernadete Silva Arantes, ao lado do Condomínio Morada do Sol
Imprensa / Secom PMU
