Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Pix pode ser usado para pagar contas de água em Uberlândia

Posted on 24 de abril de 2023

Para utilizar o sistema de pagamento, contribuinte deve emitir a segunda via da fatura no portal ou pelo Zap da Prefeitura

A partir deste mês, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) disponibiliza o Pix como forma de pagamento nas contas de água/esgoto. Os contribuintes que optarem por essa comodidade deverão solicitar a segunda via da fatura pelo site do Dmae ou pelo Zap da Prefeitura: (34) 3239-2800. A autarquia planeja para os próximos meses implementar a emissão da fatura com QR Code para pagamento por Pix também nas faturas entregues nas residências.

O diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, destacou o benefício para o contribuinte e a rapidez da quitação. “De uma perspectiva comportamental, esse novo sistema humaniza o processo de pagamento, uma vez que a interrupção do serviço por inadimplência pode ser evitada por meio da comprovação imediata de que a conta foi paga via Pix. Nosso intuito é melhorar todos os nossos serviços para os contribuintes e esta é uma das ações”, afirmou.

A modalidade permite que a fatura conste como quitada no sistema da autarquia em um prazo menor do que os pagamentos pelos meios convencionais. Para pagar por meio do Pix, o contribuinte deve acessar o aplicativo do banco, página do internet banking ou os caixas de autoatendimento. Apontar o celular para o QR Code localizado na parte inferior da 2ª via da fatura e seguir os passos indicados pelo aplicativo, página ou caixa eletrônico.

Além do pagamento por Pix, a autarquia também disponibiliza outros meios como débito automático, caixas de autoatendimento, internet banking, correspondentes bancários, lotéricas e agências bancárias.

Aviso de Corte

Nas próximas semanas, o Dmae também implementa um serviço de aviso por SMS e e-mail aos contribuintes que estão com atraso no pagamento da conta de água. Os responsáveis em débito vão receber, com uma semana de antecedência, um aviso informando que a conta não foi paga até o momento e que o corte do fornecimento está agendado para os próximos dias. Caso ele tenha feito o pagamento, basta desconsiderar o aviso.

De acordo com a diretora financeira do Dmae, Simone Pacheco, a iniciativa visa informar o contribuinte sobre a inadimplência. “Estamos avisando com antecedência para que o munícipe consiga fazer o pagamento e evitar risco de corte do serviço”, disse. Ainda segundo a diretora, a Prefeitura de Uberlândia também tem avisado os munícipes, de forma semelhante, em casos de atraso no pagamento do IPTU e tem conseguido bons resultados.

Fonte: Secom PMU

Últimos Posts

  • Praia Clube é superado pelo Vôlei Renata e sai em desvantagem na semifinal da Superliga
  • Suspeitos de planejar homicídio morrem após confronto com a polícia em Araguari
  • Dupla é presa com 25 barras de maconha no bairro Pequis, em Uberlândia
  • Tratamento ortodôntico infantil pode evitar cirurgias de adenoide no futuro?
  • Fundação CDL atua na seleção e direcionamento de talentos para o mercado

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme