Skip to content
ALÔ UBERLÂNDIA
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Ansiedade à espreita: importância e desafios dos sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada

Posted on 20 de setembro de 2022

Mestre em psicologia pela UFU aborda os efeitos da TAG e do próprio sentimento ansioso no episódio #65 do Ciência ao Pé do Ouvido

O TAG é um problema que atinge quase 10% dos brasileiros

Passos cuidadosos, pupila dilatada ao máximo em olhos atentos, movimentações silenciosas a cada mínimo barulho captado. Ela estava lá, à espreita, pronta para devorá-lo e engoli-lo em pensamentos: a ansiedade.

Respiração ofegante. Decidiu contar até dez enquanto torcia para que ela fosse embora. Um, dois, três, quatro – não adiantou – cinco, seis, sete – em vão – oito, nove – desistiu.

Acelerou a movimentação em busca de fugir o mais rápido possível daquele matagal de sentimentos. A ansiedade o perseguia como uma onça em busca da sua presa favorita, ria do seu desespero como uma hiena e era silenciosa como sua própria sombra.

Não que seja prudente pensar em gramática durante uma perseguição, mas a situação descrita é definida pelo Dicionário Oxford como um grande mal-estar físico e psíquico, uma aflição ou agonia, e até como um desejo veemente e impaciente. Desejo de fugir dos olhos penetrantes da ansiedade, a presa diria.

Enquanto para alguns ela assume a forma de um bicho de sete cabeças, para outros ela pode surgir como um boleto prestes a vencer ou uma prova de física. A ansiedade, comum a todos os seres humanos, é importante para a sua evolução e sobrevivência ao longo da história.

Por outro lado, quando esse sentimento se torna persistente e paralisante, ele pode ser diagnosticado como o Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG). Acompanhado de sintomas como fadiga, inquietação, irritabilidade, perturbação do sono, entre tantos outros, o TAG é um problema que atinge quase 10% dos brasileiros na atualidade e compromete o seu desempenho diário.

A ansiedade que paralisa é o assunto do episódio #65 do Ciência ao Pé do Ouvido. Nele, conversamos com o mestre em psicologia e especialista em Terapia Cognitiva Comportamental Bruner de Morais Miranda sobre os efeitos da ansiedade e do TAG na mente e no corpo.

Fonte: Portal comunica UFU

Últimos Posts

  • Incêndio atinge casa após possível queda de raio em Uberlândia
  • Ataque a tiros deixa mulher morta em Araguari e termina com dois mortos em Uberlândia
  • Chuva forte e granizo provocam transtornos e quedas de árvores em Uberlândia
  • Caminhão tomba na BR-146 e motorista morre preso às ferragens em Serra do Salitre
  • Colisão de caminhão contra árvore mobiliza equipes de resgate na BR-365

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme