Importância do alvará sanitário e normas aplicadas ao setor foram discutidas
Esclarecer as dúvidas e orientar sobre as normas e os procedimentos sanitários nortearam as instruções da equipe da Vigilância Sanitária Municipal de Uberlândia (Visa), nesta segunda-feira (12), durante encontro promovido pelo Sindicato dos Institutos de Beleza, Salões de Cabeleireiros e Profissionais Autônomos da Área de Beleza do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sita). Os técnicos da Visa falaram sobre a importância do Alvará Sanitário, como obter a documentação, os cuidados com equipamentos e estrutura física dos estabelecimentos, sanções legais, além de tirar as dúvidas dos participantes.
Para a coordenadora do setor de Vigilância dos Estabelecimentos, Michele Oliveira Silva, a ação busca promover conhecimento àqueles que querem se adequar. “A iniciativa é importante, pois busca esclarecer como ter um estabelecimento dentro das normas, que são indispensáveis e que garantem mais segurança à comunidade. Repassando todas as informações, esperamos que todos busquem a Visa para se adequarem”, disse.
Esse foi o intuito da professora e designer de sobrancelha Cláudia Mônica. Há três meses, trocou as salas de aula para ter o negócio próprio. As palestras ajudaram a professora a dar os primeiros passos. “Quero trabalhar em um cômodo que tenho na minha casa e me dedicar a este setor. Como estou começando agora, quero me adequar e fazer tundo dentro das normas”, comentou.
Mais proteção à saúde
O trabalho da Visa é promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas realizadas pelos técnicos, especialistas e profissionais da saúde. O objetivo é orientar, advertir, informar, fiscalizar e controlar a qualidade de produtos e serviços oferecidos na cidade, além de conscientizar a população sobre seus direitos e divulgar hábitos saudáveis por meio de ações educativas.
A Visa trabalha com normas sanitárias, que são instrumentos de especificação do que está certo ou errado, e o que pode ou não ser feito por quem fabrica e vende produtos ou presta serviços à população.
As ações de fiscalização são exercidas pelo setor de Vigilância Sanitária Municipal de Uberlândia. Os fiscais sanitários das diferentes áreas se apresentam identificados com crachá, jalecos ou coletes com a logomarca da Prefeitura Municipal de Uberlândia e da Vigilância Sanitária.
Desde agosto, a Vigilância Sanitária realiza o atendimento à comunidade em novo endereço: avenida Floriano Peixoto, 1.125, bairro Aparecida. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A mudança confere melhor assistência e acessibilidade à população.
Fonte: Secom PMU
