Na presente data (08/02/2022) foi deflagrada a 2ª FASE da OPERAÇÃO KAVOD, fruto de investigação conjunta conduzida pela Policia Civil de Minas Gerais (9º Departamento), Polícia Militar de Minas Gerais, a 18ª Promotoria de Justiça e o GAECO Uberlândia (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), resultando no cumprimento de 7 (sete) mandados de prisão temporária e de 17 (dezessete) mandados judiciais de busca e apreensão, nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Monte Santo de Minas, Extrema, Reginópolis/SP, Itapevi/SP e Praia Grande/SP.
A operação conjunta deflagrada conta com a efetiva participação das unidades paulistas do GAECO de São Paulo (capital), Ribeirão Preto e Santos, bem como das unidades mineiras do GAECO de Uberlândia, Uberaba, Passos e Pouso Alegre.
Ademais, o cumprimento dos mandados também contou com a imprescindível participação da Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do empenho de 60 (sessenta) policiais militares para cumprimento das diligências, bem como da Polícia Civil de Minas Gerais, por meio de policiais dos 9º Departamentos da Polícia Civil de Uberlândia, 5º Departamento de Polícia Civil de Uberaba e Centro Integrado de Inteligência Segurança Pública Regional Sudeste – CIISPR-SE.
A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 21 de novembro do ano de 2021 concomitantemente com a operação Disciplina da Lei. Na ocasião, foram desencadeadas diligências para cumprimento de 42 mandados de prisão e 35 mandados de Busca e Apreensão.
O foco da operação KAVOD é a identificação de integrantes da facção criminosa que atuaram no ataque contra policial penal ocorrido no dia 05 de novembro de 2021, fato ocorrido no Bairro Dom Almir, zona leste de Uberlândia. Durante as investigações descobriu-se que os criminosos roubaram veículo automotor e realizara a tentativa de execução do policial utilizando armas de grosso calibre.
O inquérito instaurado para apurar os fatos foi concluído com indiciamento dos envolvidos que resultou denúncia contra 13 integrantes da facção, cujas prisões foram mantidas pelo juízo da 4ª Vara Criminal.
Com base em elementos informativos obtidos durante a primeira fase da operação, instaurou-se novo inquérito, com o objetivo de apurar a responsabilidade de outros integrantes que não foram identificados na primeira fase.
Em investigações relacionadas a outros fatos criminosos praticados por integrantes da referida ORCRIM, foi identificado um suspeito natural do Estado de São Paulo, quem foi preso em virtude de mandado de prisão na cidade de patrocínio no dia 08/04/2021. Na ocasião, o suspeito portava armas e drogas, razão pela qual foi preso em flagrante delito. Realizada a perícia na arma de fogo que foi apreendida em Patrocínio-MG, evidenciou-se que foi utilizada pelos integrantes da facção na tentativa de homicídio ocorrida em Uberlândia.
Com base em novos elementos informativos, as investigações amadureceram com a identificação de dois suspeitos radicados em São Paulo, os quais seriam os responsáveis pelo setor da facção que realiza os ataques contra policiais, além de outros integrantes radicados no triângulo mineiro e sul de minas, os quais mantinham uma estrutura de comunicação para decisão das ações delituosas.
Em virtude das duas fases da operação KAVOD, já foram identificados e presos preventivamente 16 integrantes da organização criminosa e outros seis continuam foragidos. Após as prisões realizadas na presente data, o inquérito policial deverá ser concluído em trinta dias.
Fonte: GAECO
