Artigos

O Cantor Tibi Conta Em Entrevista Toda A Sua Trajetória Artística

Por: Livia Rosa Santana

O cantor Tibi apresenta em seu currículo um vasto conhecimento e também conquistou vários prêmios

Nascido em Petrópolis o cantor Tibi em sua trajetória artística conquistou um vasto currículo na área da música,e diversos fãs.Gustavo Tibi é cantor,ator,compositor e tecladista da banda Jamz,ficou conhecido pela a sua apresentação no reality musical Superstar,onde ficou em segundo lugar,juntamente com a sua banda na Rede Globo.No mesmo ano,junto com a banda Jamz, ganhou os prêmios como “O Prêmio da Música Brasileira e Prêmio Multishow,e ainda foi indicado duas vezes ao Grammy Latino.

Com carreira solo o cantor Tibi já gravou disco com 9 faixas inéditas e viajou em turnê pelo país com o seu repertório eclético de muita personalidade.

A sua paixão começou desde de cedo aos 8 anos em sua terra natal,chegou a fazer vários projetos culturais,e aos 12 anos passou a se apresentar regularmente na região serrana.

Aos 18 anos,iniciou o Bacharelado de Composição na UFRJ,no Rio de Janeiro,e aos 19 anos foi selecionado dentre milhares para participar do Geleia do Rock,programa de grande audiência do Multishow.

Não parando por aí veio mais prêmios,agora Tibi é um participante do The Voice Brasil,na Rede Globo,ele promete mais uma realização no programa,por ter sido indicado duas vezes ao Grammy Latino.

Na sua primeira apresentação,as cadeiras ficaram todas viradas em sua direção ,e acabou no time de Carlinhos Brown.

“Ganhando ou não”,Tibi vai rodar o Brasil lançando as suas músicas e fazendo shows.

Carreira Solo

Tibi sempre apresentou um grande interesse em ter carreira solo,tanto que durante a folga da banda,ele chamou o seu produtor musical o André Vasconcellos e juntos começaram a pensar no conceito do disco.O disco intitulado é Quase pop,que traz influências de R&B,Soul e Blues,com 9 faixas,sendo 7 compostas por ele mesmo e as duas em parceria com o Cassiano Andrade.No seu primeiro single do albúm,ele inaugura a sua nova fase,com “Me Dá Um Salve”,e lança o videoclipe com a participação especial da atriz e professora Carol Maciel.

Evolução

Tibi já tocou e cantou com vários consagrados artistas da MPB,como o Paulinho Moska,Banda Melim,Tânia Mara,George Israel,Jerry Adriani e Sam Alves.Fez apresentações constantes em programas de TV, participações em alguns musicais,peças de teatro e séries de Tv como ator.E teve também 4 músicas autorais tocadas em novelas da Rede Globo.

Em sua evolução Tibi teve influências para o seu amadurecimento musical,como Michael Jackson,Jamie Cullum e Cazuza,que o definiram por completo como um artista versátil,trazendo em suas letras melodias modernas e refrãos que não saem da cabeça.

Em Entrevista:

1) Tibi desde de cedo que iniciou a sua carreira aos 8 anos de idade ,nos fale como era está realização na sua infância até chegar na vida adulta?*

Eu sempre amei trabalhar com música… Muito antes de eu ter minha carreira solo ou até mesmo a Jamz, eu fazia trilha de desenho animado, criação de jingles, tocava em casamentos, bares, musicais, turnê com artistas, sempre compondo, gravando teclados e vozes em estúdio… Vi que o mercado da música é bem amplo e eu adorava trabalhar em várias dessas áreas…A música sempre falou muito alto, mas sempre tive o teatro em paralelo… Se eu não fosse músico, estaria me dedicando mais ao lado ator com certeza.

*2) Qual foi a sensação de ser selecionado para participar do Geleia do Rock no programa de grande audiência no canal Multishow?*

Foi a maior oportunidade da minha vida. Foi o pontapé inicial para a realização do meu sonho, que é de ter reconhecimento do público.

*3) A banda Jamz ficou no segundo lugar no reality musical “Superstar”na Rede Globo,e ainda ganhou diversos prêmios como “Prêmio da Música Brasileira” e “Prêmio Multishow”, além de 2 indicações ao Grammy Latino,nos conte esta realização de conseguir ganhar os prêmios?*

Eu estou muito feliz por ter essa oportunidade de vivenciar essa experiência novamente. O The Voice é uma das maiores vitrines de talentos do país e essa visibilidade abre muitas portas e, além disso, é muito emocionante fazer parte de um reality que mudou a história de muitas pessoas. Eu só tenho a agradecer mesmo por todo o meu processo de evolução no programa e tudo o que ele está me proporcionando. Ganhar prêmios é só a consequência de um trabalho feito com muito amor e dedicação

*4) Ao longo da sua carreira você teve a oportunidade de tocar com os diversos nomes da MPB,como Paulinho Moska,Banda Melim, Tânia Mara, George Israel,Jerry Adriani e Sam Alves.Tem algum cantor que você gostaria de dividir no palco?*

Pretendo lançar singles com participações com certeza! O feat dos sonhos seria com Jamie Cullum, um dos artistas que mais me influenciou… Gabriel O pensador…

*5) Você já fez várias apresentações constantes em programas de televisão,participou de alguns musicais, peças teatrais, séries de TV como ator, além disso você tem 4 músicas autorais em novelas da Rede Globo.Quando a Rede Globo tocou a sua música pela primeira vez na novela,qual foi a sensação de ter esta conquista e reconhecimento nacional?*

Eu me senti realizado, pois para ser sincero, o que eu mais quero com a minha arte é que ela chegue no maior número de pessoas e que esse público se identifique com as minhas letras e que de alguma maneira, eu possa fazer parte da trilha sonora da vida deles…. Quero poder viajar para fazer o que mais gosto: os meus shows e cantar as minhas músicas.

*6) Você sempre teve vontade de ter um trabalho solo com as suas músicas,nos conte sobre o atual álbum ?*

Como muita gente começou a conhecer o meu trabalho solo agora por causa do The Voice, decidi fazer um projeto que conseguisse reunir algumas músicas minhas que representam bem a minha carreira como artista e compositor. Dentre essas canções, escolhi para performar “O problema é que cê sabe” que é de minha autoria e foi gravada pelo Onze20 e “era pra ser outra canção feliz” que é composta por mim juntamente com os Melims e Rapha Lucas. Essa canção foi gravada para o primeiro álbum de estúdio da banda Melim

*7) Qual tema você abordou nos outros dois álbuns, qual tema você aborda neste trabalho solo?*

Eu sempre me considerei um artista pop, porém nos meus trabalhos eu sempre tento levar um pouco da minha influência no R&B, além de buscar inspiração em meus grandes nomes como: D’angelo, Musiq soulchild e Anthony Hamilton.

*8) Como está sendo está parada de shows por causa da pandemia?*

Estou sentindo muita falta dos shows. Com a chegada da pandemia, não só eu, mas creio que todos, passamos por um período muito intenso de reflexão. Passei a otimizar melhor o meu tempo para que eu conseguisse alcançar os meus objetivos e, além disso, por conta dos cancelamentos dos shows, comecei a focar mais na composição e nos estudos de piano e canto.

*9) Você tem algum sonho não realizado?*

Eu sempre vi a arte como um refúgio e esses tempos de pandemia estão nos fazendo ver como a música é essencial para trazer leveza e esperança para a nossa rotina. Então para ser sincero, o que eu mais quero com a minha arte é que ela chegue no maior número de pessoas e que esse público se identifique com as minhas letras e que de alguma maneira, eu possa fazer parte da trilha sonora da vida deles…. Quero poder viajar para fazer o que mais gosto: os meus shows e cantar as minhas músicas.

*10) Quando tudo isso acabar se acabar a pandemia, você pretende fazer trabalhos online?*

Sim, a internet é uma forma muito boa de conexão entre os fãs e o artista. A pandemia deixou isso mais em evidência.