Skip to content
ALÔ UBERLÂNDIA
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Fevereiro Laranja e a luta contra a Leucemia

Posted on 19 de fevereiro de 2020

Hospital Santa Genoveva conscientiza sobre doença que acomete milhares de pessoas no mundo

O segundo mês do ano é caracterizado por ser um marco na luta contra as leucemias. A campanha Fevereiro Laranja tem o objetivo de alertar sobre o tipo de câncer que afeta o sistema sanguíneo, aumentando a conscientização sobre a doença, que acomete milhares de pessoas todos os anos no mundo. As Leucemias se iniciam com a mutação de um ou mais glóbulos brancos que começam a se proliferar de maneira desorganizada e acelerada. Elas podem ser agudas ou crônicas. A primeira forma acomete adultos e idosos e são as manifestações consideradas mais graves dessa doença.

Mantendo a trajetória de pioneirismo, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar é o único hospital de Uberlândia a realizar Transplante de Medula Óssea. Desde 14 de março de 2018, quando aconteceu o primeiro Transplante de Medula Óssea, foram feitos 34 procedimentos, todos realizados no Santa Genoveva.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) , a estimativa para novos casos da doença pode chegar a 10.810, sendo 5.920 homens e 4.890 mulheres. O INCA fala, ainda, que esses valores correspondem a um risco estimado em 5,75 novos casos a cada 100 mil homens e 4,56 para cada 100 mil mulheres, exceto para os cânceres de pele não-melanoma. Por isso, a leucemia ocupa a nona e décima posição conforme o sexo, em frequência de tipo de câncer mais comum.

Segundo o Hematologista do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Virgílio Farnese, as leucemias têm dois picos de prevalência bem distintos e é um pouco mais comum no sexo masculino. “A Leucemia Linfoblástica, ou LLA, é o câncer mais comum na infância, atingindo com mais frequência a faixa etária dos dois aos cinco anos de idade, mas, também, pode acometer crianças até um ano de idade e, em menor frequência, o adulto jovem e idoso. Na década de 1970 as chances de cura nas crianças eram de aproximadamente 20%. Atualmente, com o avanço nos tratamentos, essas chances em alguns centros podem chegar a 90%, com excelente prognóstico. Com o envelhecimento, a Leucemia Mielóide Aguda e os tipos crônicos, passam a ser as mais comuns”, afirma Farnese.

De acordo com o médico, as Leucemias Agudas são tratadas com quimioterapia e o transplante de medula óssea é reservado para casos de alto risco ou naqueles em que a doença não responde ao tratamento inicial. “As chances de recaída após resposta inicial variam conforme o tipo de leucemia e idade do paciente. O transplante de medula óssea é capaz de aumentar as chances de cura e diminuir o risco de recaída da leucemia em pacientes de alto risco ou com falha ao tratamento inicial”, garante.

“É muito importante conscientizar as pessoas que, mesmo frente às doenças graves, como as Leucemias, é possível buscar a cura ou melhorar a qualidade de vida por meio de um tratamento adequado”, finaliza o médico.

Tratamentos

O tratamento das Leucemias Agudas é realizado com quimioterapia. As Leucemias Crônicas podem ser tratadas com quimioterapia, principalmente a Leucemia Linfocítica Crônica; ou com medicamentos orais, que inibem algumas mutações específicas que estão envolvidas com a doença, como no caso da Leucemia Mielóide Crônica e Leucemia Linfocítica Crônica. O transplante é reservado aos casos de alto risco ou quando houve falha ao tratamento inicial. Novos medicamentos que atuam em alvos específicos foram aprovados recentemente no tratamento das leucemias, o que se acredita que pode melhorar o prognóstico daqueles casos refratários ou sem condições de transplante .

O Transplante de Medula Óssea Autólogo

O Transplante de Medula Óssea é um tratamento de alta tecnologia e complexidade. O procedimento é fundamental no tratamento e na busca pela cura de neoplasias hematológicas como Linfoma, Mieloma Múltiplo e Leucemia, além de alguns tumores sólidos, como o Tumor de Testículo. Vários estudos também têm revelado resultados promissores em doenças autoimunes como o Lúpus e Esclerose Múltipla.

O Complexo Hospitalar

O Santa Genoveva tem o objetivo de tratar o paciente com câncer em sua integridade, oferecendo tratamento completo, desde exames de imagem, centro cirúrgico para realização de biópsias ou cirurgias, unidade de internação, centro de quimioterapia e, desde 2018, Transplante de Medula Óssea.

Como ser doador de medula?

Para ser doador de medula óssea, basta ir ao hemocentro e se cadastrar. O doador deverá ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante. Será colhido uma amostra de sangue e, se for compatível com algum paciente que aguarda por uma medula no banco, o doador será convidado a realizar a doação. As chances de se encontrar algum doador compatível é de 1 a cada 100 mil doadores, por isso é tão importante o cadastro de novos doadores nos hemocentros.

Fonte: Prelo Comunicação

Últimos Posts

  • Incêndio atinge casa após possível queda de raio em Uberlândia
  • Ataque a tiros deixa mulher morta em Araguari e termina com dois mortos em Uberlândia
  • Chuva forte e granizo provocam transtornos e quedas de árvores em Uberlândia
  • Caminhão tomba na BR-146 e motorista morre preso às ferragens em Serra do Salitre
  • Colisão de caminhão contra árvore mobiliza equipes de resgate na BR-365

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme