Uberlândia

Último dia para escolas da educação básica e profissional encaminharem dados de 2019

Esta quarta-feira, 31 de julho, é o último dia para escolas da educação básica e da educação profissional encaminharem informações para o Censo Escolar 2019. Na etapa da coleta que se encerra hoje, devem ser encaminhados dados sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

O processo de coleta de dados para o Censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O registro é feito exclusivamente pela internet, no Sistema Educacenso.

Os resultados da pesquisa subsidiam a operacionalização de importantes políticas públicas, programas governamentais e ações do Ministério da Educação.

Neste ano, a Censo Escolar trouxe novidades. Para aprimorar o processo, o Inep implantou, por exemplo, o “formulário do gestor escolar”, que busca informações sobre a formação acadêmica do dirigente escolar, os critérios de acesso ao cargo, o tipo de vínculo com a instituição de ensino, entre outros.

O Censo – O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. A coleta anual é realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

De abrangência nacional, o Censo Escolar coleta dados sobre as condições de oferta e atendimento do sistema educacional brasileiro, em duas etapas:

Primeira etapa: preenchimento da Matrícula Inicial para coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Segunda etapa: informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

Fonte: Ministério da Educação