Uberlândia

Uberlândia é destaque nacional como cidade com o melhor aeroporto regional do Sudeste brasileiro

Aeroporto da cidade se destacou no comparativo com outros sete terminais aéreos no ranking ‘Aviação + Brasil 2024’; levantamento é da Secretaria Nacional de Aviação Civil

Uberlândia novamente se destaca em ranking de âmbito nacional. O Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato conquistou o prêmio de melhor aeroporto regional do Sudeste do país, ficando à frente de outras sete cidades, entre as quais Ribeirão Preto (SP), Montes Claros (MG) e Bauru (SP). O levantamento foi realizado pela Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroporto, e considerou a satisfação dos passageiros, apurada com base em questionário preenchido voluntariamente pelos usuários. (Veja ranking completo aqui)

A aprovação do aeroporto de Uberlândia, em uma escala de 1 (menos ruim) a 5 (muito bom), foi de 74,8%, com avaliação entre “bom” e “muito bom”. O ranking faz parte da premiação “Aviação + Brasil 2024”, cuja cerimônia de apresentação de resultados aconteceu nesta quinta-feira (25).

Desde que retornou à frente da Prefeitura de Uberlândia, a gestão Odelmo Leão tem atuado para garantir que a cidade tenha um aeroporto de qualidade para atender a população. Uma das principais conquistas foi a inclusão do terminal no leilão de concessões aberto pelo governo federal e do qual a empresa Espanhola Aena saiu vencedora.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura e a nova administradora apresentaram projeto de ampliação e modernização para o aeroporto. O investimento no espaço prevê melhorias como construção de novas pistas de rolagem, novo pátio para aviação comercial do outro lado da pista (com oito posições), novo terminal de passageiros com mais de 3 mil metros quadrados adicionais, duas pontes de embarque, 22 posições de check-in e novo acesso viário.

Conforme estudo viabilizado pela Aena, do bloco de 11 aeroportos sob sua gestão no país, o terminal de Uberlândia foi o que registrou maior índice de crescimento na movimentação de passageiros entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, com aumento de quase 35%. Além de Uberlândia, a empresa também é responsável pela administração dos aeroportos de Altamira (PA), Campo Grande (MS), Carajás (PA), Congonhas (SP), Corumbá (MS), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Ponta Porã (MS), Santarém (PA) e Uberaba (MG).

Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Secom- PMU