Uberlândia

UAIs recebem novos geradores de energia

Investimento confere ainda mais segurança e qualidade ao atendimento dos pacientes

Para tornar o atendimento aos pacientes ainda mais seguro, Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ganharam novos geradores de energia elétrica. Os equipamentos foram entregues nas unidades dos bairros Morumbi, Luizote, Martins, Planalto, Tibery e Roosevelt nesta sexta-feira (20). A iniciativa representa um avanço e integra o conjunto de ações desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia para recuperar a Saúde no município.

A locação dos geradores foi feita pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que assumiu a administração das seis unidades neste ano (clique aqui para entender o processo). A próxima etapa é a concepção de adaptações na rede elétrica para integrar os aparelhos. Todo o processo até que a instalação seja concluída deve acontecer em duas semanas.

Importância dos equipamentos

Os equipamentos têm a função emergencial de suprir a falta de energia da rede elétrica. Eles entram em funcionamento automaticamente em até 13 segundos após a queda da energia. A alimentação é feita a diesel e o tanque tem autonomia para trabalhar de oito a 12 horas. No entanto, pode ser constantemente abastecido para seguir com o funcionamento.  São dois geradores com potência de 200 KVA e outros quatro com potência de 260 KVA. Eles têm 2,5 metros de altura, 1,4 m de largura e 3,5 m de comprimento.

“Essa é uma iniciativa que garantirá ainda mais segurança ao paciente e qualidade no atendimento. É ainda, mais um ganho que conseguimos para assegurar a assistência adequada para toda a população de Uberlândia, seguindo determinações do prefeito Odelmo Leão,” ponderou o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Para a assessora técnica da secretaria de Saúde, Vânia Maria Martins, as vantagens da iniciativa ultrapassam a estrutura física de alas, consultórios e salas de cada unidade. “São benefícios que serão diretamente revertidos para a população tanto no ambulatório quanto no pronto atendimento. Estamos recuperando a saúde municipal e esse é mais um passo que estamos concretizando, por meio da SPDM, com equipamentos de qualidade para atender a todos”, afirmou.

Secom PMU