Ação promoveu a Arteterapia em comunidade terapêutica do bairro Jardim Holanda
Trabalhar a reinserção de dependentes químicos por meio da arte e da ajuda psicológica. Esse é o trabalho do projeto Superar-te, promovido pelo Núcleo de Reinserção Social da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil de Uberlândia. Hoje (8), a ação passou pela comunidade terapêutica Nova Criatura, no bairro Jardim Holanda, no setor oeste da cidade.
Durante toda a tarde, 14 internos participaram da Arteterapia*, atividade onde os psicólogos e assistentes sociais da Prefeitura de Uberlândia promovem uma dinâmica de grupo usando como motivação as diferentes formas de arte. “Esse trabalho de reinserção é fundamental para dar uma nova oportunidade para essas pessoas que batalham contra a dependência química. Por isso, o Município disponibiliza diversos profissionais para colhermos os melhores resultados”, disse a psicóloga Maria de Lourdes Pereira Costa.
Coordenador da comunidade Nova Criatura, Leonardo Aurélio Lucas destacou a importância da parceria com Município para ajudar os internos. “É por meio de projetos assim que eles podem ter uma nova motivação, principalmente pelo contato com a arte, com diversas formas de expressão tão bonitas. Essa é a oportunidade para que os internos tenham novos contatos sociais e se livrem do vício”, ressaltou.
Superar-te
Com a finalidade de orientar os acolhidos das comunidades terapêuticas sobre as consequências pessoais e sociais da dependência química, o Projeto de Arteterapia* Superar-te trabalha, por meio da arteterapia, métodos para contribuir com o processo de reabilitação e de reinserção social dos atendidos. A iniciativa conta com o apoio da Justiça Federal/Subseção Judiciária de Uberlândia.
Ao todo, sete comunidades terapêuticas conveniadas ao Município serão contempladas. A estimativa é que sejam atendidos, aproximadamente, 133 acolhidos, conforme Diagnóstico Simplificado feito durante a elaboração do projeto com os locais favorecidos. A execução integral do programa é de nove meses consecutivos, com visita intercalada da equipe a cada 15 dias nas entidades contempladas.
FONTE: Secom PMU